brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Sete municípios recebem oficinas sobre educação profissional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/06/2017 00h00

Nesta quinta-feira, 29, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realiza, em Icoaraci, a oficina “Educação Profissional x Cadeia Produtiva: Demandas e Ofertas”, no intuito de captar as demandas de empresários e trabalhadores de Icoaraci e Outeiro, distritos de Belém, no âmbito do Programa Pará Profissional, coordenado pela secretaria, e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) -Setor Produtivo, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que também conta com a articulação da Sectet no Estado. O evento ainda tem a parceria do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC).

Dentro da programação da oficina, a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enriquez, explanará sobre o Programa Inova Pará, também coordenado pela secretaria. Na sequência, o diretor de Educação Profissional e Tecnológica do órgão, Luís Blasques, apresentará o Programa Pará Profissional. Por sua vez, o secretário municipal de economia, Mário Freitas, destacará o perfil socioeconômico dos distritos em questão. Por fim, serão qualificadas as demandas prioritárias para oferta de cursos em 2017 e 2018.

Com ações como essa, a Sectet pretende firmar de maneira colaborativa uma política de Estado em prol da inclusão produtiva, por meio da formação de mão de obra especializada, para atender às necessidades das cadeias produtivas estratégicas nacionais, regionais e locais, com o objetivo de melhorar a empregabilidade da população paraense e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

Até o mês de junho de 2017, a Sectet já realizou 59 oficinas de levantamento de demandas em vagas de cursos de formação inicial e continuada no âmbito do Pará Profissional e do Pronatec - setor produtivo. Como resultado, foram ofertadas 51.847 vagas em 506 cursos, divididos em 12 eixos tecnológicos, realizados em 41 municípios, com a parceria de 383 empresas. Além do evento em Icoaraci, no mês de junho, a Sectet ainda realizou a oficina, com apoio das prefeituras municipais, em Rio Maria (dia 22), Xinguara (dia 23), Redenção (dia 24), Conceição do Araguaia (dia 26), Canaã dos Carajás (dia 27) e Parauapebas (dia 28). Nos dois últimos, também foi feita a entrega de certificados aos concluintes de cursos já ofertados nos municípios.

Programas

Os Programas Inova Pará e Pará Profissional, amparados pelas Leis no. 8.426, que dispõe sobre incentivos à inovação, e no. 8.427, que cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, instituídas em 16 de novembro de 2016, são dois instrumentos de combate à desigualdade interregional no Estado.

De um lado, o Inova Pará proporciona espaços inovadores em que o saber da academia se integra ao conhecimento popular, com o objetivo de impulsionar as cadeias produtivas e melhorar a vida da população. De forma complementar, o Pará Profissional qualifica essa população de acordo com as demandas de cada município, o que traz benefícios à produção, ao comércio e à região como um todo, gerando um ciclo autosustentável.

O Pronatec soma-se aí como um programa governamental que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. No viés do setor produtivo, o programa tem como função alinhar a oferta de cursos profissionalizantes à demanda dos setores produtivos, em função da sua distribuição.

Em 2015, a Sectet assinou Acordo de Cooperação Técnica com o MDIC e passou a ser a articuladora do Programa no Estado, realizando o levantamento técnico das demandas do setor e repassando ao Ministério. Atualmente, o Pará é o 4º estado que mais recebe vagas do Programa.

Serviço:
A oficina desta quinta-feira, 29, será realizada às 16h, no Ministério Público de Icoaraci (Tv. Manoel Barata, 1298, entre Berredos e Souza Franco).

brazino777 Mapa do site