brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Primeiro curso técnico em açúcar e álcool inicia em Ulianópolis

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/06/2017 00h00

Nesta segunda-feira (26), teve início o segundo módulo do curso técnico em açúcar e álcool, ofertado pela primeira vez no Estado por meio do Programa Pará Profissional, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). O objetivo do curso é atender à demanda por mão de obra no setor de produção sucroalcooleira no município de Ulianópolis. Por isso, a Sectet assinou um convênio com a empresa Pagrisa - Pará Pastoril e Agrícola S/A que disponibiliza a infraestrutura necessária para a realização das atividades práticas do curso. Para a execução, a Secretaria contou também com a parceria da Unidade de Ensino do SENAI/PA de Paragominas.

Com início em novembro de 2016 e término previsto para junho de 2018, o curso tem carga horária total de 1.200 horas. O primeiro módulo foi finalizado no dia 16 de maio de 2017, quando servidores da Sectet estiveram no local das aulas a fim de realizar uma avaliação, junto aos alunos, sobre o andamento do curso, no intuito de garantir a qualidade da capacitação até a sua conclusão. De acordo com a coordenadora de educação técnica e tecnológica da Secretaria, Tânia Santos, “a expectativa, a partir do segundo módulo, é o início do trabalho com o processo químico que transforma a cana em açúcar e álcool, eles saem agora da parte teórica e vão somente para a prática”.

Em um mercado competitivo, a mão de obra que está sendo formada é de extrema importância e valor, por isso o Governo do Pará acredita que, contribuindo para a qualificação de profissionais nessa área, possibilita a expansão do setor no Estado, o que, consequentemente, gera mais emprego e renda para a população paraense. Como a oferta do curso está diretamente relacionada a uma demanda identificada no município de Ulianópolis, o qual abriga atividades do setor sucroalcooleiro, a expectativa é que todos os 37 egressos do curso tenham reais oportunidades de melhoria da qualidade de vida.

Pará Profissional – E é justamente isso que o Programa Pará Profissional busca. Instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, sob coordenação da Sectet, ele é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

O Programa busca atender cidadãos de todas as regiões de integração do Pará, permitindo que, após os cursos, os egressos tenham maiores possibilidades de acesso ao emprego ou de criação do próprio negócio. Os cursos ofertados atendem a demandas reais de empresas, produtores e trabalhadores locais que são captadas por meio de oficinas realizadas pela Secretaria em todo o Estado, com o apoio das prefeituras municipais.

 

brazino777 Mapa do site