brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VITÓRIA DO XINGU

Sectet realiza seminário sobre educação profissional

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/06/2017 00h00

Nesta terça-feira, 20, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Prefeitura de Vitória do Xingu realizam, no município, o seminário “Educação Profissional e Demandas Tecnológicas para as Cadeias Produtivas Estratégicas de Vitória do Xingu”. O objetivo é captar as demandas dos setores envolvidos nas cadeias produtivas estratégicas do açaí, cacau e pesca.

Dentro da programação do evento, o prefeito do município, José Caetano de Oliveira, fará uma explanação sobre o cenário econômico local. Já a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, apresentará o Programa Inova Pará e o diretor de educação profissional e tecnológica do órgão, Luís Blasques, detalhará o Programa Pará Profissional.

Na sequência, haverá explanações sobre as três cadeias produtivas definidas como estratégicas em Vitória do Xingu. A partir desse momento, os grupos ligados a cada cadeia se reunirão distintamente para definir, por meio de uma metodologia colaborativa, os principais desafios, as necessidades, as potencialidades e as demandas para cada setor. Assim, a secretaria pretende atuar, por meio dos programas que coordena, de forma mais eficaz e de acordo com as reais necessidades de cada setor.

Inovação e Educação

Os Programas Inova Pará e Pará Profissional, amparados pelas Leis nº 8.426, que dispõe sobre incentivos à inovação, e 8.427, que cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, instituídas em 16 de novembro de 2016, são dois instrumentos de combate à desigualdade regional dentro do Estado.

De um lado o Inova Pará proporciona espaços inovadores em que o saber da academia se integra ao conhecimento popular, com o objetivo de impulsionar as cadeias produtivas e melhorar a vida da população.

De forma complementar, o Pará Profissional qualifica essa população de acordo com as demandas de cada município, o que facilita a contratação da comunidade local, proporcionando renda a essas pessoas, o que traz benefícios à produção, ao comércio e à população como um todo, gerando um ciclo autosustentável.

brazino777 Mapa do site