brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Sectet apresenta projeto da VIII Feira Estadual de Ciência e Tecnologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/06/2017 00h00

Valorizar o conhecimento por meio do incentivo à ciência, tecnologia e inovação. Esse foi o viés do pré-lançamento da VIII Feira Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (CT&I), realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). O projeto foi apresentado a representantes de empresas, instituições públicas e privadas e organizações não governamentais na tarde desta terça-feira (13), no Espaço São José Liberto.

O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, explicou que um dos objetivos da Secretaria é tornar a Feira CT&I uma tradição. “Estamos na oitava edição da Feira, mas sabemos que isso é apenas o início. O objetivo é manter essa tradição, que constitui uma estratégia para disseminação de valores construtivos junto às gerações que farão o futuro deste país e deste mundo. Se entre as 15 mil pessoas que frequentarem a Feira, uma criança ou jovem se encantar pela ciência e isso despertar nele uma vocação, já terá valido a pena”, explicou.

O secretário lembrou ainda que os países desenvolvidos enfrentam suas crises investindo em ciência, tecnologia e inovação. “É importante que as novas gerações descubram que, quando tivermos outra crise, como esta que vivemos hoje, em vez de se cortar orçamento será preciso investir mais nessas áreas, como países mais desenvolvidos já fizeram em momentos difíceis.”

A programação - Durante o pré-lançamento, o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Sérgio Alves, apresentou aos convidados os detalhes da Feira de CT&I. A programação transcorrerá no período de 24 e 26 de outubro, na Estação das Docas, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). O tema deste ano, definido pelo MCTIC, é “A matemática está em tudo”. Segundo o diretor, nesta oitava edição, a organização da Feira pretende atingir estudantes universitários e pesquisadores, além do público já estabelecido, de alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Para a administradora do Banco da Amazônia, Lizete Batista, participar do pré-lançamento foi uma grande oportunidade de planejar, com antecedência, de que forma a instituição poderá apoiar a Feira deste ano. Ela também lembrou que o Banco possui uma linha de crédito na área de C&T, o que poderá ser bastante divulgado durante o evento.

Já a representante do Centro de Ciências e Planetário do Pará, Maria Dulcimar Silva, ressaltou a satisfação que os profissionais e bolsistas da instituição têm em participar do evento e enfatizou a importância da iniciativa. “Ciência e tecnologia sempre serão assuntos importantes, que contribuem não apenas para o enriquecimento do ambiente escolar, mas da sociedade como um todo, pois vemos muitas comunidades que precisam desse suporte.”

A coordenadora de Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Márcia Luana de Souza, explicou a proposta do I Prêmio de Tecnologias Sociais, que será entregue durante a VIII Feira, e a servidora da Sectet, Tânia Santos, falou sobre os incentivos fiscais para quem apoia ações de ciência e tecnologia no país.

brazino777 Mapa do site