brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Primeira-dama visita as instalações do Parque do Guamá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/05/2017 00h00

Na manhã desta quarta-feira (17), a primeira-dama do Estado, Ana Jatene, e a diretora geral do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), Daniele Khayat, foram recebidas no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) em visita orientada pelo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Mello, e pela secretária adjunta, Maria Amélia Enríquez; além de diretores e coordenadores do órgão.

Na ocasião, foram apresentadas as ações e atividades executadas pela Secretaria, em especial, aquelas que dizem respeito à coordenação dos Programas Inova Pará e Pará Profissional, amparados pelas Leis no. 8.426, que dispõe sobre incentivos à inovação, e no. 8.427, que cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, instituídas em 16 de novembro de 2016.

A secretária adjunta ressaltou que os dois programas integram o planejamento estratégico do governo estadual, intitulado 'Pará 2030'. “As cadeias produtivas definidas como estratégicas no planejamento precisam do suporte científico e tecnológico, e avançar no tripé ciência, tecnologia e inovação nos ajuda a superar o modelo extrativista observado no Estado e alavanca o desenvolvimento”, observou.

Maria Amélia Enríquez lembrou que quem faz inovação são os empreendedores, mas um dos responsáveis por criar ambientes favoráveis para isso é o próprio Estado. Os programas coordenados pela Sectet são exemplos desse empenho. De um lado, o Inova Pará proporciona espaços inovadores em que o saber da academia se integra ao conhecimento popular com o objetivo de impulsionar as cadeias produtivas e melhorar a vida da população.

De forma complementar, o Pará Profissional qualifica essa população de acordo com as demandas de cada município, o que facilita a contratação da comunidade local, proporcionando renda a essas pessoas, trazendo benefícios à produção, ao comércio e à população como um todo, gerando um ciclo autossustentável.

Após a apresentação, os visitantes puderam conhecer três laboratórios instalados no Espaço Inovação do PCT Guamá: o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse); o Laboratório de Óleos Vegetais e Derivados e o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia. A primeira-dama se mostrou bastante satisfeita com o que viu e prometeu voltar para conhecer outros espaços do Parque. “Eu fiquei impressionada de ver como nós avançamos no âmbito da ciência e da tecnologia. Espero que, junto com o NAC, possamos levar todo esse ganho em inovação para as comunidades”, afirmou Ana Jatene.

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá - Construído em Belém, em uma área de 73 hectares cedida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pela Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação na Região Norte. A construção e consolidação do espaço são de responsabilidade do Governo do Pará, por meio da Sectet. Além dos laboratórios visitados, o Espaço Inovação abriga outros laboratórios avançados de pesquisa e desenvolvimento que oferecem serviços variados para os setores público e privado, startups e empresas que tenham por essência o investimento em inovação.

Também fazem parte do complexo do PCT Guamá empreendimentos como o Centro Regional Amazônia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Laboratório de Alta Tensão e o recém-inaugurado Laboratório da Qualidade do Leite.

brazino777 Mapa do site