brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRIORIDADE

Estado vai reconstruir e ampliar a maior escola pública de Novo Progresso

Os investimentos no avanço da educação também contemplam o ensino infantil, no âmbito do Programa 'Creches Por Todo o Pará'

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
08/06/2022 18h40

Garantir espaços de aprendizagem mais confortáveis, modernos e seguros é uma das prioridades do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nesta quarta-feira (08), durante agenda de trabalho em Novo Progresso, na região Sudoeste, o governador Helder Barbalho e o prefeito Gelson Dill assinaram convênio para reconstruir e ampliar a Escola Estadual Waldemar Lindermayer.

“Em 28 anos de história de Novo Progresso nunca um governador trouxe tantos recursos para obras e serviços a esta cidade. Hoje, estamos liberando R$ 5 milhões para dar praticamente uma nova escola à população deste município. O’ Waldemar Lindermayer’ é um símbolo de gerações desta cidade, de gente que agora vê os filhos estudando lá e que, ao longo do tempo, ficou velha e deficitária. Graças a essa parceria, vamos garantir uma escola linda, toda climatizada, com laboratórios de informática e o que for necessário para que seja um espaço de aprendizagem de referência nesta região”, informou Helder Barbalho.Reconstrução da Escola Estadual Waldemar Lindermaye vai beneficiar mais de mil alunos

A unidade de ensino atende, atualmente, a cerca de 1.100 alunos nas modalidades Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), Sistema Modular de Ensino (Some) e Atendimento Educacional Especializado (AEE). É a maior das 13 escolas jurisdicionadas à 13ª Unidade Regional de Educação (URE), sediada em Itaituba.

Satisfação - Apesar de estar concluindo o ensino médio, o aluno João Luís Narez, 18 anos, expressou sua alegria com as melhorias que chegam à escola. “Estudo aqui desde a 1ª série, e várias salas precisam de reforma. O teto e o forro estão caindo, ar condicionado pifando, a situação geral estava bem crítica. Fico muito feliz com a notícia das obras, porque a escola precisava de melhorias estruturais, uma quadra coberta. Que bom que os próximos alunos poderão usufruir deste espaço cada vez melhor”, disse o estudante.O diretor Gilberto Santos: reivindicação antiga da comunidade

Segundo o diretor da Escola Estadual Waldemar Lindermayer, Gilberto Santos, a reivindicação da comunidade escolar era antiga. “Estamos bastante otimistas com a notícia da assinatura de um convênio para reconstruir e ampliar a nossa unidade de ensino. Todos ficaram mais felizes com a informação de que será construída uma quadra poliesportiva coberta, local ideal para que os alunos possam fazer suas atividades esportivas, culturais, entre outros eventos da escola. Ainda não tínhamos esse espaço, mas brevemente teremos, com fé em Deus”, afirmou o gestor. 

O prefeito de Novo Progresso, Gelson Dill, afirmou que a parceria com o governo do Estado é muito importante para o desenvolvimento do município, que receberá, além da reconstrução da escola, a construção de uma unidade do Programa “Creches Por Todo o Pará” e a pavimentação e iluminação da pista do aeródromo. “São diversas ações que chegam ao nosso município, que em gestões passadas era esquecido. Mas o governador Helder nunca deixou Novo Progresso de fora”, reiterou. 

Ensino infantil - A primeira etapa da educação básica é o ensino infantil, processo importante para que a criança aprenda a se relacionar, viver em sociedade, desenvolver capacidades cognitivas e motoras, fundamentais para sua formação. O município de Novo Progresso receberá um espaço com toda infraestrutura, por meio do Programa “Creches Por Todo o Pará”.Prefeito Gelson Dill assina convênio ao lado do governador Helder Barbalho

A iniciativa do Estado, por meio da Seduc, visa zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças com até 5 anos de idade em todo o Pará. O novo espaço de aprendizagem será construído no bairro Jardim América, e está orçado em R$ 3.253.741,34 - recursos oriundos do Tesouro Estadual. O local terá 10 salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

“Nós já assinamos a Ordem de Serviço. A empresa já está aqui, e estamos iniciando a construção de uma unidade do Programa ‘Creches Por Todo o Pará’, destinada a crianças de zero a cinco anos de Novo Progresso. Este espaço de aprendizagem será erguida no bairro Jardim América. A prefeitura doou o terreno e o Estado está construindo, vai mobiliar e entregar prontinha para atender 200 pequeninos, permitindo que as mães ou responsáveis tenham onde deixar seus filhos para ir trabalhar”, enfatizou o governador.

brazino777 Mapa do site