brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Obras do novo Pronto Socorro da Augusto Montenegro alcançam 65% de execução

A unidade está sendo erguida em três níveis: térreo, pavimento superior e subsolo de estacionamento. A área total construída é de 28.595 metros quadrados

Por Dayane Baía (ARCON)
03/10/2022 09h54

Com previsão de ofertar 110 leitos de urgência e emergência, a construção do novo pronto socorro da região metropolitana de Belém já está 65% concluída, na altura do Km 9 da avenida Augusto Montenegro, no bairro do Bengui. A unidade está sendo erguida em três níveis: térreo, pavimento superior e subsolo de estacionamento. A área total construída é de 28.595 metros quadrados.

Amaury Aguiar, fiscal da gerenciadora da obra, conta que o início dos trabalhos teve maiores dificuldades e que a tendência agora é a de acelerar cada vez mais. “O início da obra foi bem conturbado por causa do terreno muito instável. Mas depois fomos caminhando e tivemos um avanço considerável visto que a estrutura metálica facilita a montagem. Consideramos que a obra esteja num processo de avanço aceitável com o prazo de entrega mantido”, afirmou Amaury.

A estrutura já foi toda erguida e os trabalhos se concentram no acabamento do prédio. “Hoje estamos com 350 funcionários, entre terceirizados e próprios. A obra está na etapa de acabamento, tanto na parte de alvenaria, já estamos entrando com equipe de drywall, ar-condicionado. Também estamos colocando manta asfáltica para impermeabilizar as estruturas aqui na cobertura”, informou Caio Pereira, um dos engenheiros responsáveis pela obra.

Com a aproximação do período chuvoso, as equipes aceleram a parte externa do terreno que será a entrada de acesso ao hospital. “Vamos fazer toda essa calçada da frente aqui, de acesso ao hospital, onde tem dois elevadores que vão dar acesso do subsolo até o térreo. Além disso, como se trata de um hospital a obra tem muitos detalhes e todas as etapas são estudadas para serem trabalhadas com cuidado pela engenharia e fiscalização”, acrescentou o engenheiro.

Para o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, a descentralização dos atendimentos de urgência e emergência na Região Metropolitana de Belém é uma das metas da gestão estadual quando o novo Pronto Socorro de Belém for entregue, por estar localizado na avenida Augusto Montenegro.

“A capital tem dois prontos socorros, sendo um no Umarizal e outro no Guamá, e já necessita de outra unidade para agilizar o atendimento de quem vem das ilhas do entorno da capital por Icoaraci e também de quem vem da BR-316”, pontuou, ao ressaltar ainda que o novo pronto socorro terá infraestrutura suficiente para cobertura ambulatorial nas diversas especialidades médicas, apoio ao diagnóstico, terapia e serviços de internação.

brazino777 Mapa do site