brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2022

Artesãs da Usina da Paz preparam peças para a exposição "Mantos da Paz"

Moradoras do bairro do Bengui confeccionaram os mantos, que poderão ser vistos no Shopping Metrópole

Por Luana Laboissiere (SECOM)
03/10/2022 09h58

Na expectativa da abertura da exposição "Mantos da Paz, alunas da Usina da Paz Padre Bruno Sechi, localizada no bairro do Bengui, em Belém, continuam com as atividades da oficina Confecção de Mantos Artesanais. O resultado da capacitação será conferido no período de 03 a 31 de outubro, no Shopping Metrópole, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

“Nessa oficina a gente está ensinando a construção dos mantos, um processo mais artesanal possível, pensando em uma temática mais regional, tentando fazer a pegada nortista, amazônida, para casar ao máximo com o período do Círio. Fazemos também a provocação das composições, para que elas possam pensar num material mais alternativo, no reaproveitamento, e também a composição de cor, estilo, moldes. Todo esse pensamento de fazer um trabalho voltado para a comercialização e geração de renda. O clima é de empolgação. Representa muito elas terem o trabalho exposto em um espaço importante, onde vão receber todo o reconhecimento e a importância de serem vistas como mulheres artesãs”, explicou Juliana Lebrego, arte educadora, que acompanha o grupo de mulheres nessa experiência inédita para as participantes.

Entusiasmo - A autônoma Rosilene dos Santos disse que a Usina da Paz no bairro veio se somar ao trabalho que ela já exerce em sua loja de artigos para presentes. Rosilene, que também é artesã, já fez os cursos de cartonagem e confecção de joias em juta, hoje participa da oficina de confecção de mantos e fala com entusiasmo sobre os frutos já colhidos. “Vejo muitas coisas na internet e fico com vontade de aprender. Como eu tenho minha lojinha, tento aprender a fazer caixinhas e outros tipos de embalagens presenteáveis. Então, monto uma caixinha, coloco meus produtos, já faço um saquinho e assim vou produzindo pra mim mesma”, contou.

Sobre a elaboração dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré, Rosilene adiantou que sua peça terá uma vertente mais natural e leve. “Quando nos informaram que nosso trabalho será exposto em um shopping, eu fiquei maravilhada! É uma coisa que a gente criou, saindo das dependências da Usina da Paz e chegando aos olhos de muita gente, porque muita gente passa pelo shopping. Nunca imaginei ter uma coisa minha sendo comercializada em um lugar como esse”, frisou.

O sentimento não é diferente para outra participante da capacitação, Célia dos Anjos. Moradora do bairro Mangueirão, em Belém, ela conhece um pouco da técnica do trabalho manual, não industrializado. A artesã ressaltou os resultados positivos que oficinas como essa geram nas vidas das mulheres da comunidade e adjacência. “Eu vejo como uma maneira de trabalhar ainda mais as minhas habilidades, e vai me abrindo portas pra outros talentos. Eu já tenho um trabalho com guirlandas do Círio, e agora vou saber fazer os mantos. Essa exposição no shopping me deixou feliz, porque vai trazer visibilidade ao nosso trabalho. Minhas filhas também estão muito felizes e orgulhosas de mim”, afirmou.

Serviço: A Exposição “Mantos da Paz”, com 10 peças inspiradas na Virgem de Nazaré e confeccionadas por alunas da Usipaz, ocorrerá de 03 a 31 de outubro, em um quiosque montado no terceiro piso do Shopping Metrópole (entradas pela BR-316 e Rodovia Mário Covas), próximo à praça de alimentação.

Texto: Ascom Seac

brazino777 Mapa do site