brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2022

Marinha e Setur apresentam regulamento e concurso de embarcações da Romaria Fluvial do Círio 2022 

Troféu Carlos Rocque irá premiar as mais belas ornamentações em barcos, balsas e motos aquáticas

Por Luana Laboissiere (SECOM)
03/10/2022 10h21

A Marinha do Brasil e a Secretaria de Turismo do Pará (Setur) apresentaram conjuntamente o regulamento com regras e procedimentos para os proprietários de embarcações que pretendem se inscrever na Romaria Fluvial do Círio de Nazaré 2022, na manhã desta terça-feira (20), no 4º Distrito Naval. Na ocasião foram também apresentados a bandeira de identificação dos barcos participantes e adesivos das motos aquáticas que irão navegar na romaria, assim como foram discutidos detalhes sobre o Concurso de Embarcações que vai premiar com o troféu Carlos Rocque as mais belas ornamentações, bem como seus decoradores durante a procissão do chamado o Círio das Águas.

A estimativa é de 400 embarcações inscritas na Romaria Fluvial sejam inspecionadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). No ato da inscrição, as embarcações e motoaquáticas recebem a bandeira e/ou adesivo de identificação, respectivamente. “Nós costumamos dizer que a segurança de navegação é responsabilidade de todos. Definimos as principais regras e orientações gerais para os procedimentos que devem ser adotadas por todos os envolvidos durante a Romaria Fluvial”, destacou o vice-Almirante e comandante do 4º Distrito Naval, Edgar Barbosa.

O comandante destacou alguns pontos da portaria de número 1 de 12 de agosto de 2022, que pontuou algumas obrigatoriedades como: as embarcações não podem adentrar o isolamento em torno do navio Garnier Sampaio; o uso de colete salvas vidas em embarcações miúdas é obrigatório; é proibida presença de menores de 12 anos em balsas e motos aquáticas; as balsas devem possuir estrutura de guarda-corpo; os participantes devem permanecer somente em áreas autorizadas das embarcações, dentre outras.

O secretário de Turismo do Pará, André Dias, mencionou a importância dos cuidados e organização prévia do evento. “Todas as embarcações receberão uma bandeira para identificação, no ato da inscrição do evento, atestando que é uma embarcação regular e também que está concorrendo ao Concurso de Ornamentação de Embarcações promovido pela Setur”, afirmou. “Tradicionalmente nós realizamos o prêmio Carlos Roque dedicados às embarcações desde 1986. O regulamento do concurso é entregue junto com a inscrição e a bandeira”, explica Dias.

As embarcações concorrem em duas categorias: Categoria A - Embarcações regionais, que inclui cascos de madeira ou aço com dois ou até três conveses e normalmente transportam passageiros em rede para diversas localidades da região amazônica, e também a Categoria B - Outros Tipos de Embarcações, composta por ferry boats, balsas, empurradores, iates, lanchas, veleiros, pesqueiro, entre outras, sendo premiados os três primeiros colocados com o Troféu Carlos Rocque em ambas as categorias, além dos seus decoradores.

Os jurados avaliam e atribuem pontos de 01 a 10 a cada concorrente, de acordo com os itens Ornamentação Religiosa; Postura da Tripulação; e Obediência, horário e percurso do cortejo, ou seja, a segurança na navegação. “Nosso desejo é de uma procissão segura e que todos nós possamos expressar a nossa fé de maneira tranquila numa grande Romaria Fluvial. E que os turistas possam aproveitar essa experiência transformadora e regressar no futuro trazendo consigo mais turistas e parentes”, finalizou André Dias.

Serviço: As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2022 poderão ser realizadas, gratuitamente, de 19 de setembro a 7 de outubro na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), na Rua Gaspar Viana, 575, de segunda a sexta-feira, de 8h15 às 11h45 e de 13h30 às 15h. Mais informações pelo fone (91) 3218-3950.

brazino777 Mapa do site