brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa inicia campanha de vacinação durante a quadra nazarena, em Belém

Por Caroliny Pinho (SESPA)
03/10/2022 10h20

Aproveitando o movimento gerado pelas festividades do Círio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciará, nesta sexta-feira (30), uma grande ação de vacinação nas proximidades da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, na capital do estado. O principal objetivo da campanha é atualizar a carteira de vacinação da população paraense.

Um ônibus da Sespa estará estacionado na lateral da Basílica, na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, ficando até 23 de outubro disponibilizando vacinas para a população a partir de 9 anos.

O dia 16 de outubro, quando será realizado o Círio das Crianças, será dedicado à aplicação de vacinas contra poliomielite e tríplice viral para crianças de 1 a 4 anos.

Na campanha serão disponibilizadas as seguintes vacinas: contra Covid-19;  contra difteria e tétano (DT); contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral); além de imunizantes contra HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Também serão disponibilizados testes para detecção de Covid-19.

A ação da Sespa conta com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Secretaria Municipal de Saúde da capital do Estado. “Temos certeza de que atingiremos muitas pessoas. Ano passado, mesmo com o parque de diversões fechado por causa das restrições da Covid-19, a procura por vacinas foi muito grande, cremos que esse ano vai ser ainda maior”, declarou Denilson Feitosa, diretor de Vigilância em Saúde da Sespa.

O diretor também salientou o sucesso da campanha de vacinação realizada durante a Feira do Livro como fator de motivação para a realização da ação do Círio. Ao todo, foram mais de 5 mil doses aplicadas durante o evento.

Vacina contra poliomielite 

No dia especial do Círio das Crianças, dia 16 de outubro, o foco principal da campanha será combater a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos.

Denilson Feitosa falou sobre a importância da vacinação contra a doença: “Por ser uma doença considerada erradicada, muitos pais não se atentam para a importância da vacinação. Já temos registros da volta da doença em outros países, precisamos atingir no mínimo 95% de cobertura vacinal para afastarmos completamente o risco”, afirmou.

Atualmente, o Pará conta com apenas 28,26% de cobertura. Para aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança.

Além da vacina contra poliomielite, será disponibilizada a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola para a mesma faixa de idade, de 1 a 4 anos. 

Serviço: A Campanha de Vacinação ocorrere de 30/09/2022 a 23/10 na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, na lateral da Basílica de Nazaré. O horário é de segunda a sexta de 15h às 21h. Já aos sábados e domingo será de 9h às 21h. 

Confira a lista de vacinas que estão disponíveis:

Para população acima dos 9 anos: DT (contra difteria e tétano); Covid-19 e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola)

Para meninos e meninas de 9 a 14 anos: contra HPV.

brazino777 Mapa do site