brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTOS

Polícia Civil entrega novas unidades e reforça estrutura da segurança pública no Pará

Investimento também foi realizado em efetivo com a entrada de mais de mil novos agentes de segurança, aprovados no último concurso público realizado pelo Estado

Por Matheus Rocha (SEAC)
04/10/2022 11h25

A Polícia Civil do Pará concluiu, nos últimos três meses, uma série de obras em unidades policiais que foram entregues à população paraense. O investimento feito para a reconstrução e adequação das novas unidades garantiu mais estrutura e qualidade no atendimento prestado pela instituição em diversas regiões do Estado. 

Em Belém, foi entregue o novo posto de identificação da Polícia Civil do Pará. Localizado na Avenida Magalhães Barata, em Belém, o espaço ocupa o prédio anexo à seccional do bairro de São Brás, onde funcionava a antiga Central de Flagrantes. A nova instalação permitiu a ampliação do serviço de emissão de carteiras de identificação em Belém e região, com capacidade para realizar, em média, 200 atendimentos por dia de emissão de Carteiras de Identidade, praticamente dobrando a média de atendimentos realizados até então. O agendamento para a emissão de documentos de identidade continua sendo feito pelo site da Polícia Civil (www.pc.pa.gov.br/). 

O novo espaço localizado em São Brás também passou a abrigar a sede da equipe de perícia papiloscópica em local de crime da Polícia Civil. O trabalho tem por objetivo localizar, revelar e capturar fragmentos de impressões digitais em casos de crime, uma trabalho fundamental para o avanço de investigações criminais.
 
Limoeiro do Ajuru - A Polícia Civil também entregou a nova delegacia do município de Limoeiro do Ajuru, no nordeste do estado. A sede policial da cidade agora está em um prédio novo e totalmente equipado para atender a população.
 
O prédio fica localizado na Rua Nova I, bairro Matinha, e é fruto de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. O local foi equipado pelo Estado para sediar a nova unidade policial do município, em um investimento em torno de R$30 mil.
 
As instalações garantem mais conforto para a população e também para os servidores. O espaço possui novas salas de atendimento, alojamentos, banheiros, copa e sala de custódia, além de mobília e todo o equipamento necessário para garantir o pleno funcionamento da delegacia.
 
Atendimento a grupos vulneráveis - O atendimento a grupos vulneráveis também foi reforçado com a entrega de novas unidades especializadas. No município de Paragominas, no sudeste paraense, a Polícia Civil reabriu o prédio onde funcionam as delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam); à criança e ao adolescente (Deaca). Localizado na Av. Industrial, bairro Bela Vista, o espaço passou por obras de reconstrução e adequação, garantindo maior conforto e tranquilidade para o atendimento à população e ao trabalho dos servidores.
 
O trabalho no prédio contemplou a reconstrução total dos espaços da delegacia, como salas de atendimento, banheiros, copa e sala de custódia, além de pintura e troca de mobília e equipamentos.
 
Na capital, a Polícia Civil do Pará entregou a nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do distrito de Icoaraci. A unidade especializada está situada em uma área anexa à 8ª Seccional Urbana de Icoaraci. A nova delegacia atuará em casos de violência doméstica, familiar e sexual contra mulheres.
 
A nova Deam funcionará todos os dias e terá como circunscrição, além de Icoaraci, as Ilhas de Outeiro, Cotijuba, e os bairros do Parque Verde, Tapanã e Pratinha. Aos fins de semana, haverá regime de plantão para garantir o atendimento às mulheres. 
 
Ao todo, o estado do Pará conta com 19 delegacias especializadas no Atendimento à Mulher. A rede de proteção tem também a chamada Sala Lilás, espaço no município de Marituba, com atendimento especializado às mulheres vítimas de violência física e sexual.
 
Novas delegacias - Também foram assinadas Ordens de Serviço, em ato integrado com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para a construção das novas Delegacias de Polícia Civil dos municípios de Curralinho e Salvaterra, na região do Marajó. As obras vão contar com financiamento do Fundo de Investimento de Segurança Pública (FISP) e vão reforçar a segurança pública na região.

Seccional de Ananindeua - Para reforçar o enfrentamento à criminalidade no município de Ananindeua, a Polícia Civil alterou o regime de plantão da 14ª Seccional Urbana do município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A medida foi adotada por meio da Diretoria de Polícia e Superintendência da Região Metropolitana da Polícia Civil (DPM/SRM). A unidade passou a ter plantão 24 horas, com equipe completa de policiais civis para atender as demandas da população, reforçando o combate a práticas criminosas no município. 
 
Com o novo plantão, a expectativa é garantir o pleno atendimento de moradores dos bairros Centro, Maguari, Aurá, Atalaia, Levilândia, Guanabara, Águas Brancas, Águas Lindas e Pato Macho, em Ananindeua. A 14ª Seccional Urbana de Ananindeua fica localizada na Avenida Zacarias de Assunção, em frente à Rua do Cemitério, no bairro Centro.
 
Reforço - Nos últimos meses, a Polícia Civil reforçou o efetivo da instituição em 35% com o ingresso de mais de mil novos agentes de segurança, entre delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas, aprovados no último concurso público realizado pelo Governo do Estado. 
 
De acordo com o delegado-geral Walter Resende, com o ingresso dos novos agentes, todos os municípios do estado passaram a contar com equipes completas atuando nas unidades.
 
“Agora todos os municípios do estado estão contemplados com um quadro de delegados, escrivães e investigadores. É a segurança pública sendo fortalecida, com um aumento de 35% no nosso efetivo. Isso nos possibilita melhor atender toda a população do Pará”, destacou o delegado-geral.

brazino777 Mapa do site