brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IRREGULARIDADES

Fiscais da Sefa apreendem cargas de bebida e madeira no nordeste e sul do Pará

Mais de 2.200 garrafas de cachaça foram apreendidas na divisa do Pará com o Maranhão, e mais de 50 toneladas de madeira não passaram pela fiscalização em Conceição do Araguaia

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
31/08/2023 15h36

Operação de fiscalização conjunta entre a unidade de coordenação de mercadorias em trânsito, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e as secretarias da Fazenda do Amapá e Piauí, resultou na apreensão de 2.247 garrafas de cachaça, no último dia 30 (quarta-feira), na divisa do Pará com o Maranhão. A mercadoria foi avaliada em R$ 104 mil.

A mercadoria entrou no Pará pelo município de Cachoeira do Piriá, no nordeste paraense. O veículo foi parado para fiscalização na coordenação de controle de mercadorias em trânsito da Sefa no Gurupi. “O fato de ser a nota fiscal 001 chamou a atenção dos servidores fazendários. Acionamos a Secretaria da Fazenda do Piauí e a Secretaria da Fazenda do Amapá, origem e destino da mercadoria”, contou o coordenador de controle de mercadorias em trânsito da Sefa, Volnandes Pereira.

A Sefaz Piauí confirmou que a empresa geradora da nota fiscal não existe. O documento foi desconsiderado e lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD), no valor de R$ 69 mil.

Madeira - Durante operação de fiscalização no último dia 29 (terça-feira), conduzida pelos servidores da Sefa, lotados na unidade de controle de mercadorias em trânsito de Conceição do Araguaia, no KM-15 da PA-447, no Sul do Pará, foram apreendidas mais de 50 toneladas de madeira de diversas espécies.

A mercadoria saiu em um caminhão de Tailândia, município do sudeste paraense, com destino a Itaberaba, interior da Bahia. “Achamos a rota incomum de Tailândia até a Bahia. Feita a inspeção nos documentos fiscais foi observado que o Documento de Origem Florestal apresentado era inválido. Conscientes de nosso compromisso em conduzir uma fiscalização abrangente, que alcance não apenas a esfera tributária, a carga foi apreendida e encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Conceição do Araguaia”, informou o coordenador da unidade fazendária, Cicinato Oliveira.

brazino777 Mapa do site