brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Em Tucuruí, Natea promove atividades lúdicas e aprendizado para crianças com autismo

Ações privilegiam a inclusão e o bem-estar de crianças atendidas no Núcleo, que integra a estrutura da Policlínica

Por Governo do Pará (SECOM)
13/10/2023 19h06

Crianças interagiram e se divertiram na piscina com bolinhasCriar um espaço acolhedor e saudável para os pacientes no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, foi o principal objetivo da ação “Dia Feliz”, realizada nesta sexta-feira (13), em alusão ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Entre as atividades desenvolvidas pela equipe estavam a brincadeira “amarelinha” e piscina com bolinhas. Também foi distribuída pipoca colorida e lanches, exibidos programas infantis na televisão e diversões no jardim sensorial.

Segundo o diretor Executivo da unidade, Francisco Amud, essas iniciativas são fundamentais para proporcionar experiências positivas e inclusivas para crianças com autismo. “Oferecer atividades e eventos adaptados às necessidades específicas desse público pode fazer uma grande diferença em suas vidas. A Policlínica de Tucuruí, por meio do Natea, demonstra um compromisso louvável em promover a inclusão e o bem-estar das crianças com autismo, e isso certamente terá um impacto positivo em suas vidas e em suas famílias. Eventos como esse são essenciais para criar uma sociedade mais inclusiva e consciente”, ressaltou.

Aprovação - Para a dona de casa Maria Larissa Lima, 25 anos, mãe de Caio Oliveira, a unidade oferece um trabalho muito importante ao realizar uma ação como a Semana das Crianças. Segundo ela, os pequenos pacientes ficaram alegres em um ambiente lúdico. “Eu achei muito interessante. Meu filho ficou alegre, e é isso que importa. Eu nunca tinha participado”, contou Maria Larissa.

A estudante de Direito Karen Leão, 27 anos, responsável por Henrique Leão, acredita que a ação tenha sido benéfica para seu filho, que tem dificuldades para socializar. Ela considera o trabalho do Natea importante até para os pais. “É muito importante para o nosso entendimento. A gente, às vezes, tem um entendimento, e quando é falado por outra pessoa e explicado de outra forma, a gente entende melhor. E a gente está aqui para todo dia melhorar”, disse Karen.

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um espaço coletivo, organizado e democrático, que se destina a executar uma política institucional de fortalecimento da humanização na gestão em saúde, em benefício aos usuários, acompanhantes e profissionais da Policlínica, criada na perspectiva da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde.

Na Policlínica Lago de Tucuruí e Natea, o GTH iniciou suas atividades no dia 10 de julho de 2023.

Atendimento - O Natea atua para promover o bem-estar de crianças com autismo, por meio da inclusão, conscientização e assistência. A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Natea, que conta com 120 usuários atualmente, divididos entre triagem, avaliação e atendimento terapêutico, mantém 62 pacientes em terapia de quatro horas semanais, interventivas. O Núcleo em Tucuruí foi o segundo a ser entregue pelo governo do Estado, ampliando os serviços na Policlínica.

Texto: Ascom/Policlínica Lago de Tucuruí

brazino777 Mapa do site