brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Policlínica Lago de Tucuruí esclarece dúvidas sobre saúde da mulher

Atividade interativa reforça importância dos exames preventivos ao câncer de mama e de colo do útero

Por Governo do Pará (SECOM)
18/10/2023 16h14

A sala de espera de uma unidade de saúde, que às vezes pode ser um local entediante, pode ser transformada em local de acesso a conhecimento e diversão. Na Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, o ambiente se tornou um espaço de orientações e brincadeiras sobre a saúde da mulher.

Para envolver os usuários na dinâmica interativa, a enfermeira Julyany de Souza, em parceria com a turma de acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), utilizaram o jogo “Verdadeiro ou Falso”.As atividades envolveram usuários que aguardavam atendimento na recepção da Policlínica

“Em alusão ao ‘Outubro Rosa’, fizemos a atividade com questões sobre a saúde da mulher com foco no exame preventivo do colo do útero, autoexame das mamas e alteração fisiopatológicas do climatério e menopausa, para reflexão e conscientização da importância do cuidado da saúde feminina”, explicou a enfermeira.

A dona casa Rutelena Machado Alves, 59 anos, se deslocou do município de Breu Branco, na mesma região, para Tucuruí, para uma consulta médica, participou pela primeira vez de uma ação como essa e disse ter gostado das informações recebidas. “Foi ótimo” Não sei se vou lembrar de tudo, mas algumas coisas já gravei”, disse a usuária.

Quem também esclareceu dúvidas foi a autônoma Nayane Gomes, 31 anos. Para a moradora do município de Jacundá (também na região Sudeste), a ação reforçou a importância do cuidado que a mulher deve ter com a própria saúde. “Achei importante; adquiri conhecimento. É sempre bom lembrar que devemos fazer nossos exames periódicos e ficar atentas a qualquer alteração em nosso corpo”, acrescentou.

Compromisso - O diretor Executivo da unidade, Francisco Amud, destacou que a ação realizada pela Policlínica reforça o compromisso da unidade com o cuidado e a atenção à população da região. “Para nossa equipe trabalhar a promoção à saúde é fundamental. Orientação e informação são ferramentas que ajudam as pessoas a se cuidarem melhor e terem mais qualidade de vida”, enfatizou.

A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade da rede pública de saúde, situada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, na sede municipal de Tucuruí. É administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 h às 19 h, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Ascom/Policlínica

brazino777 Mapa do site