brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Jogos Abertos do Pará iniciam última regional em Tomé-Açú

Por Carol Amorim (SEEL)
19/10/2023 14h38

A última regional dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) iniciou na noite desta quarta-feira (18), em Tomé-Açú. Com a participação de mais de 1.200 atletas, é a primeira vez que a cidade recebe o evento, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), em parceria com a Prefeitura Municipal.

Até o próximo domingo (22), ocorrem as disputas de 67 modalidades que fazem parte da última etapa das regionais do Joapa, que antecedem a fase estadual, que deve ocorrer em Belém, no fim de novembro. Esta é a oitava regional, que conta com participação de 9 municípios da região e duas cidades convidadas que não puderam participar de uma determinada modalidade de acordo com a regional e podem participar da seguinte, conforme o regulamento do evento.

Esta é a primeira vez que a cidade de Tomé-Açú é sede do torneio, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal na realização dos eventos. Para receber os jogos, a gestão realizou obras de estruturação nos locais de competição para garantir a qualidade dos jogos.

"Foi um trabalho árduo e de muito empenho em que foram realizadas as obras necessárias que permitissem a qualidade dos jogos. Estamos felizes em receber, pela primeira vez, os Jogos Abertos. Nossa cidade respira esporte e temos feitos investimentos que garantam a inserção da nossa população ao esporte, seja amador ou profissional", afirma o vice-prefeito Rosielson Coelho.

Abertura - A cerimônia ocorreu no Ginásio Orlando Silva, situado no distrito de Quatro Bocas. No evento, foi possível conhecer as delegações que irão participar do Joapa. Também ocorreu a apresentação cultural sobre as tradições da cultura japonesa, executada por familiares de imigrantes da região.

O momento mais aguardado da noite foi a entrada da tocha olímpica, que representa a pureza da eterna juventude olímpica, conduzida pelo atleta de karatê Tede Colaço. O juramento foi feito pela atleta de Raiana Santos, representante do município de Tomé-Açú.

"É a minha terceira participação dos jogos. Estive em nas edições de Mãe do Rio, Paragominas, e hoje, tenho a oportunidade de ser uma das representantes do meu município", destacou a atleta de vôlei.

O Jogos Abertos do Pará serão realizados até o próximo domingo, no município de Tomé-Açú, com disputas nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, tênis de mesa, futebol de areia e handebol.

Texto de Bruna Cabral

brazino777 Mapa do site