brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E LAZER

Secretaria de Estado de Turismo participa de troca de experiências turísticas em Natal

Evento do Ministério do Turismo acontece no Rio Grande Norte e discute temas como a sustentabilidade, oportunidades e desafios para o Brasil

Por Israel Pegado (SETUR)
24/10/2023 12h16

Com o objetivo de promover a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de turismo responsável entre gestores públicos, privados e sociedade civil, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participa nestes dias 23 e 24 de outubro do 1° Encontro Nacional de Turismo Responsável, em Natal (RN). O evento, que integra o Projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

A Setur está representada pelas técnicas e turismólogas Edmê Cunha e Rosely Coroa, que atuam como agentes locais do Turismo Responsável no Pará. A abertura do evento foi composta por mesa de autoridades, destacando o reitor da UFRN, José Daniel Diniz de Melo, e o secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi. 

Ao final da abertura, houve plantio do Pau Brasil, para simbolizar o compromisso dos participantes, como forma de compensar as emissões de gás carbônico geradas pelos participantes, que tiveram acesso à 'Calculadora C02', para mensuração da chamada “pegada ambiental”. 

“Todos os participantes tiveram acesso ao cálculo de gás carbônico em sua viagem, para assumir um compromisso social e ambiental. Precisamos discutir internamente como o Estado vai trabalhar essas questões. Estamos em contato direto com o MTur com os responsáveis por qualificação. Muita coisa já está sendo pensada por conta da COP 30, em Belém. Viemos para adquirir conhecimentos, para manter contatos e implementar de forma definitiva de 2024 a 2027, conforme o PPA, o Turismo Responsável e o enfrentamento da exploração de crianças e adolescentes, que está no contexto de segurança turística”, explica Rosely Coroa.

“O papel do turismo para um novo futuro sustentável”, “A Sustentabilidade e Turismo Responsável: Oportunidades e Desafios para o Brasil”, “Segurança Turística e Gestão de Riscos - Desafios e Tendências”, “O Turismo e a Gestão Integrada das Orlas: Desafios e Oportunidades para Destinos de Sol e Praia” e “Alternativas para o Turismo de Base Comunitária no Brasil” foram alguns dos painéis e mesas de redonda de debate entre os profissionais do setor.

“BRASIL É A NOSSA PRAIA” - O projeto tem como objetivo orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade, segurança turística e turismo de base comunitária por gestores públicos e privados, comunidade local e turistas.

“A participação de nossos técnicos em eventos nacionais e internacionais como feiras, congressos, simpósios e conferências é fundamental para aperfeiçoamento do nosso quadro de colaboradores, qualificação de nossos profissionais e troca de experiências importantes com o que outros órgãos de turismo estão implantando com sucesso Brasil afora”, explica o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa. 

“É uma forma ativa de estarmos alinhados com as novas tendências, oportunidades e desafios para o setor de turismo, bem como de fortalecer nosso planejamento e ações com vistas a realização da COP 30, em Belém, daqui a 2 anos”, conclui Eduardo Costa.

brazino777 Mapa do site