brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MULHERES

Oficina de customização de sutiãs promove autoestima, dignidade e solidariedade

Secretaria das Mulheres reúne na UsiPaz Cabanagem mulheres que tiveram câncer de mama e reforçam laços afetivos para superar a doença

Por Helena Saria (FCP)
28/10/2023 15h21

A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) encerrou com chave de ouro, na sexta-feira (27), uma inspiradora oficina de customização de sutiãs na Usina da Paz Cabanagem. Além de transformar as peças de vestuário, o evento proporcionou roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama, contando com a participação de especialistas, bem como emocionantes relatos de pacientes oncológicas e suas jornadas de superação.

A ocasião não apenas enfatizou a importância da saúde da mulher, mas também celebrou a força, resiliência e solidariedade entre as mulheres. Paula Gomes, secretária das mulheres, destacou a relevância do evento: "Esse momento é muito especial. Vivenciamos três dias com essas mulheres na customização, não de sutiãs, mas na geração de autoestima, autoconfiança e na vontade de viver. A partir dessas experiências, formamos laços de solidariedade, um laço humano, para acolher e encaminhar para políticas públicas que proporcionem dignidade de vida a essas mulheres."

Marilene Pantoja, uma das ex-pacientes oncológicas, expressou sua surpresa positiva em relação à iniciativa, enfatizando que a oficina não apenas cria peças de vestuário, mas também fortalece os laços afetivos entre as participantes. "Você consegue transpor o egoísmo, a introspecção que a doença traz e se torna produtivo a partir de sua própria experiência ruim, usando-a para ajudar outras pessoas."

Dignidade - O médico oncologista, Luis Eduardo Werneck, elogiou a iniciativa da Semu e a importância de promover a saúde pública por meio de ações como essa. Ele enfatizou como a customização de sutiãs não apenas devolve a autoestima, mas também ajuda as mulheres a saírem do foco da doença. "É necessário trabalhos como este para que a mulher seja totalmente reabilitada."

Lenilce Baía, instrutora da oficina, compartilhou sua gratidão por transmitir conhecimento e ver a felicidade nos olhos das participantes. "Quem não se sente bem ajudando o próximo? Essa oficina veio com um empurrão na minha vida, e eu não quero parar por aqui."

Ivanilda Vieira, representante da Usina da Paz Cabanagem, destacou o significado especial de receber um evento como este. "A usina se sente honrada, pois representa tudo aquilo que esse programa quer: dar dignidade àqueles que, por muito tempo, foram negados as oportunidades."

Eliana Rodrigues ressaltou a importância de atravessar a barreira da doença e encontrar um propósito na arte, contribuindo para a recuperação da autoestima e da dignidade das pacientes. "Faz com que você não foque só na doença, mas que você tenha um propósito de ser útil para si mesmo em fazer a sua própria mama."

O evento na Usina da Paz Cabanagem reforça a importância de ações que vão além do tratamento médico, promovendo solidariedade, autoestima e recuperação da dignidade das mulheres que enfrentam o câncer de mama. A Secretaria de Estado das Mulheres continuará seu compromisso de apoiar as mulheres do Pará em todas as fases de suas vidas, da prevenção à superação de desafios.

brazino777 Mapa do site