brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Ação de conscientização pelo Outubro Rosa continua na Policlínica de Tucuruí

Pacientes elogiam iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que promoveu palestra e distribuição de hidratantes corporais

Por Ascom (Ascom)
30/10/2023 15h06

Os pacientes da Policlínica Lago de Tucuruí participaram, na manhã desta segunda-feira (30), de uma ação de conscientização promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que realizou uma palestra sobre a campanha Outubro Rosa. A iniciativa visa informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama e promover a saúde como um todo.
 
Quem ministrou a palestra foi a enfermeira Leidiane de Sá Macedo, esclarecendo dúvidas e conscientizando os presentes sobre a relevância do autoexame e da mamografia na detecção precoce da doença. Além disso, o núcleo também desenvolveu uma ação paralela na Diálise, que abrangeu os dois turnos de tratamento. A atividade, que visa a promover o bem-estar e a conscientização dos pacientes, inclui a entrega de pequenos frascos de hidratante corporal, estimulando os pacientes ao autocuidado.
 
Avaliação - O impacto da ação já foi sentido pelos presentes. A dona de casa Vanice Maria de Jesus, de 65 anos, que mora em Tucuruí, expressou sua satisfação: "O GTH tem uma importância, acho bom, traz uma mudança positiva para a minha vida. Entendi direitinho e posso indicar para um parente meu. Já tinha participado em Marabá”, conta.


 
Já o operador e pescador Paulo José Alves Oliveira, de 66 anos, elogiou a ação dizendo que trouxe um impacto positivo para a sua rotina. "Acho boa a ação, com certeza traz algo positivo para mim, foi de fácil compreensão e indicaria para outras pessoas, nunca tinha participado”.
 
E a lavadora Maria Farias Cardoso, de 74 anos, moradora de Cametá, expressou seu desejo de receber esse tipo de atendimento mais vezes: "Gostaria de receber esse atendimento mais vezes, acho bom, trouxe melhorias para mim e entendi tudo, indicaria para outras pessoas. Foi a primeira vez que participei e gostei”, avaliou.
 
Iniciativa - A programação demonstra a importância de abordar não apenas questões relacionadas às condições de saúde dos pacientes, mas também a promoção de ações de conscientização e autocuidado, que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dessas pessoas. Através da disseminação de informações e do estímulo ao autocuidado, a ação do Outubro Rosa na unidade de tratamento médico está cumprindo o objetivo de tornar a comunidade mais saudável e bem informada.
 
O diretor-executivo da Policlínica Lago de Tucuruí, Francisco Amud, expressou seu apreço pela iniciativa e falou sobre a importância da conscientização em relação à saúde. "Ver nossos pacientes envolvidos na promoção da saúde e na conscientização é verdadeiramente inspirador. Nossa missão é proporcionar cuidados de saúde excepcionais, e eventos como este nos lembram que a saúde é um esforço coletivo. É fundamental que nossos pacientes se sintam apoiados, informados e capacitados a tomar decisões saudáveis”, mencionou.


 
Ainda de acordo com o gestor, a campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para destacar a importância da detecção precoce e da prevenção do câncer de mama, mas também é uma lembrança de que a saúde abrange muito mais do que isso. “Devemos cuidar de nós mesmos, de nossos entes queridos e de nossa comunidade. Continuaremos a apoiar ações como esta e a promover a saúde em todas as suas dimensões”, adiantou Francisco.
 
Serviço - Administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, de forma totalmente gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

brazino777 Mapa do site