brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SOLIDARIEDADE

Abelardo Santos promove campanha Re x Pa Solidário e convida torcidas para doar sangue

Programação terá atrações especiais para animar a campanha de doação de sangue e de cadastro para doação de medula óssea

Por Ascom (Ascom)
09/11/2023 09h15

Nos dias 13 e 14 de novembro, a rivalidade entre as duas maiores torcidas paraense vai se transformar em solidariedade. É, que, independente do time do coração, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, está convidando os torcedores a vestirem a camisa do seu clube para salvar vidas na campanha Re x Pa Solidário de Doação de Sangue, da unidade em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - Hemopa.

A diretora técnica do HRAS, Barbara Freire, destaca que sensibilizar e captar doadores para manter os estoques abastecidos é a principal missão da sexta edição da campanha. O Abelardo Santos, em média, faz 300 transfusões de sangue a cada mês, por esse motivo, a unidade hospitalar quer alcançar a meta de 200 doadores por dia, totalizando 400 doações.

“Por mês, temos de enviar 50% do que usamos, essa é meta de captação definida pelo Hemopa para os hospitais. Não é uma tarefa fácil e exige muito esforço de toda equipe. Lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas”, enfatizou.

O HRAS, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa),  mantém uma Agência Transfusional, que atende os 340 leitos da unidade, nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência.

Serviço:Para realizar a doação os interessados podem procurar a unidade na avenida Augusto Montenegro, S/N, no bairro da Agulha, no distrito de Icoaraci, em Belém, das 9h às 16h.

Critérios para doação:
• Ter tido boa noite de sono;
• Ter mais de 50 kg;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Estar alimentado;
• Portar documento de identidade original com foto;
• 10 dias após ter tido Covid-19;
• Sete dias após contato com a Covid;
• 48 horas após a vacinação contra a Covid (vacina Coronavac/Sinovac);
• Sete dias após a vacinação (vacinas Oxford/AstraZeneca/Pfizer/Janssen).

brazino777 Mapa do site