brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Fábrica de fertilizantes é aberta em Barcarena com apoio do Estado

O empreendimento instalado no Distrito Industrial, que deve gerar 300 empregos diretos e indiretos, conta com a parceria da Codec e Sedeme

Por Tarcya Amorim (CODEC)
11/11/2023 08h06

“Estava afastada do mercado de trabalho quando recebi indicação de uma amiga. Vim participar do processo seletivo e fui aprovada. Hoje faço parte da GeN Fertilizantes. Sou daqui mesmo da região, e é muito bom poder trabalhar na minha cidade”, contou a técnica em Segurança do Trabalho Neldiane Pinheiro, que agora trabalha em um empreendimento aberto na quinta-feira (9) no município de Barcarena, Região de Integração Tocantins, com apoio do Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Prefeitura de Barcarena e Banco da Amazônia (Basa), além de outras instituições.

Com previsão de gerar 300 empregos, entre diretos e indiretos, a fábrica possui capacidade instalada para processar 400 mil toneladas anuais. A produção inicial é de quase 20 mil toneladas. A meta é expandir. Mais um terreno foi adquirido, por meio da Codec, para ampliar as instalações, com o objetivo de produzir até 1 milhão de toneladas.

“A implantação dessa empresa é de extrema importância. E para que tudo desse certo foi criado um ambiente de negócios interinstitucional, entre várias secretarias, por exemplo a própria Sedeme com o incentivo fiscal, e a Prefeitura de Barcarena. Nosso papel é esse, sempre dando todo o apoio de irmos abrindo portas, de reunião em reunião. Junto ao Basa, a questão do financiamento. Conseguimos hoje estar em mais uma inauguração de uma empresa de grande porte, gerando emprego e renda", informou o diretor de Atração de Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina.

As obras foram concluídas em dois anos. “Acho que é um tempo calculado. Algumas empresas demorariam mais um pouco pra fazer. Pensando em nosso público agilizamos as obras, para atingir o próprio produtor do Pará e assim fomentar o dendê, coco, soja, milho, e todas as culturas que estão em desenvolvimento dentro do Estado com grande consumo de fertilizantes, e para algumas regiões do País, como o Mato Grosso, Goiás, Tocantins, uma parte do Maranhão, Piauí, e no geral o Pará 100%”, informou o diretor e sócio da GeN, Natan Rezende.

Produção agrícola - Com a entrada em funcionamento da GEN Fertilizantes no Distrito Industrial de Barcarena já são seis grandes empreendimentos especializados na produção de fertilizantes com uso de minerais instalados ao município nos últimos 10 anos. Entre estes estão as empresas Fribon Fertilizantes, Fertilizantes Tocantins (Grupo Eurochen), Fertz Fertilizantes, HR Fertilizantes e Serviços e Yara Brasil Fertilizantes. Além desses, a Codec negocia a instalação de mais duas empresas.

Uma das vantagens das empresas sediadas em Barcarena é a proximidade do Porto de Vila do Conde, por onde chegam componentes importados indispensáveis à fabricação de vários produtos. Os empreendimentos também contam com áreas incentivadas, benefícios fiscais concedidos pelo governo do Estado, e fornecedores de bens e serviços, alguns com grande experiência no apoio a outras grandes indústrias, como as da cadeia do alumínio e caulim.

Carlos Ledo, secretário adjunto da Sedeme, destacou os atrativos oferecidos pelo governo do Estado. “Além dos grãos, que estão chegando cada dia mais ao Pará, um dos grandes atrativos para as empresas virem pra cá são nossos incentivos fiscais, em que conseguimos isentar ou diferir o ICMS de 65% a 90%, sendo isso um grande atrativo”, informou.

brazino777 Mapa do site