brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Hospital Geral de Tailândia intensifica ações de prevenção à lesão por pressão

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
13/11/2023 13h33

Com o objetivo de capacitar cada vez mais sua equipe na prestação dos serviços de saúde, garantindo melhor atendimento aos pacientes, profissionais assistenciais que atuam no Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio da sua Comissão de Curativos, estão participando de uma oficina prática neste mês de novembro, que teve como foco a atualização envolvendo a prevenção de Lesão por Pressão (LPP).

Mais de 100 colaboradores participaram da ação, entre enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas que trabalham na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e nas Clinicas Médicas, Pediátrica, Cirúrgica e Obstétrica da unidade hospitalar. Durante a atividade, são discutidas recomendações atuais de prevenção à LPP baseadas em evidências de forma lúdica com os participantes. 

Presidente da Comissão de Curativos, Monique Rocha explica que as lesões por pressão, também conhecidas como escara ou úlcera de decúbito, surgem normalmente em locais próximos a regiões ósseas, devido à interrupção da circulação sanguínea e constante pressão.

As feridas podem causar danos funcionais, aumento da dor e, até mesmo, risco de infecção. “A lesão por pressão, infelizmente, ainda é uma realidade preocupante. Por isso, se faz necessário que sempre estejamos capacitando nossos profissionais, afim de fornecer uma assistência segura e ainda melhor para todos os pacientes”, ressaltou.

A atividade conta com a exposição de materiais preventivos e dinâmicas educativas, como quiz com ranking do vencedor e banner para identificação de regiões anatômicas mais prentes. 

A redução do risco de quedas e lesões por pressão é uma das seis metas internacionais de segurança do paciente, definidas por entidades internacionais que reforçam boas práticas no cuidado prestado por profissionais de saúde e que contribuem para preservar a vida, integridade e dignidade dos pacientes nas unidades de saúde.

“Às vezes meu esposo está um pouco fraco por conta da medição, e não consegue realizar a mudança de decúbito sozinho, quando isso acontece, chamo alguém da enfermagem, e eles vêm prontamente, para mudarmos ele de posição. É muito bom saber que esses profissionais, têm esses momentos de aprendizado no HGT, que garantem atendimento ainda melhor para todos nós que estamos aqui e que precisamos de cuidados. Parabéns ao hospital por zelar pela nossa segurança e boa internação”, finalizou Vaneide Moura, esposa e acompanhante do paciente Adailton Moura, internado em tratamento renal no HGT.

Além da constante capacitação da equipe, o HGT implementou uma iniciativa inovadora para reforçar as práticas de LPP. Banners contendo orientações sobre a mudança de decúbito foram estrategicamente plotados em todos os leitos, proporcionando não apenas uma fonte visual de referência para os profissionais de saúde, mas também um recurso educativo para os pacientes. Em um esforço adicional para garantir a adesão apropriada às mudanças de posição, também foram adquiridos relógios programados para tocar a cada duas horas, servindo como um lembrete sonoro para tanto os cuidadores quanto os pacientes. 

Ane Francy, gerente assistencial do HGT, ressalta que a unidade hospitalar busca constantemente inovação e estratégias para aumento constante da adesão as boas práticas de prevenção de lesão por pressão e/ou lesões de pele.


 
“Utilizamos ferramentas da qualidade para monitorarmos a incidência, divulgamos os dados mensalmente nos setores e buscamos engajar os familiares no cuidado aos pacientes, desta forma promovemos qualidade e segurança da assistência prestada e reduzimos as ocorrências de lesões, trabalhamos de forma continua a prevenção e o tratamento, a comissão de curativos é atuante no HGT, apoiando os setores assistenciais no cuidado individualizado dos pacientes com esta demanda, seguimos as normas preconizadas pela Anvisa e Ministério da Saúde”, enfatizou a gestora.

O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

brazino777 Mapa do site