brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Governo do Estado beneficia cerca de 200 famílias com a entrega de CAF jurídico e Pronaf

Por Governo do Pará (SECOM)
14/11/2023 17h26

A vice-governadora Hana Ghassan realizou, em Tucuruí, sudeste do Estado, nesta terça-feira, 14, a entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Modalidade Pessoa Jurídica, para as associações ‘Trabalhadores Rurais João Canuto’ e ‘Moradores da Agricultura Familiar Terra Viva’. As cerca de 200 famílias beneficiadas com a entrega dos documentos são atendidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), por meio do Escritório Local de Tucuruí.

Estas ações foram realizadas por ocasião da solenidade do Governo do Estado para assinatura de convênio com a Prefeitura de Tucuruí para implementação do Programa Asfalto por Todo o Pará. “Sabemos da importância do emprego e da geração de renda para o desenvolvimento econômico que faz toda a diferença, porque nós temos um povo trabalhador que só quer ter dignidade e trabalho para sustentar sua família”, assegurou Hana Ghassan.

As duas associações poderão, a partir do CAF jurídico, acessar políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). As famílias dos agricultores trabalham nas cadeias produtivas da oleicultura e da fruticultura.

“Nós só temos a agradecer a Deus, à presença da nossa vice-governadora e à Emater pelo trabalho feito conosco, agricultores familiares de Tucuruí, trazendo os projetos, fazendo com que eles cheguem ao nosso alcance. O acesso a esses benefícios fará toda a diferença na nossa vida”, comemorou o presidente da Associação dos Moradores da Agricultura Familiar Terra Viva, Jeovam Silva Marques, que teve o projeto da associação, de venda de produtos à merenda escolar, aprovado pelo PNAE.

Pronaf - Na ocasião, dois produtores foram contemplados com a entrega do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), modalidade A, no valor de R$ 41.500 cada. Em 2023, o Escritório Local de Tucuruí já aprovou mais de 2 milhões em crédito rural para agricultores familiares do município.

 “Eu estou muito feliz, é a primeira vez que estou recebendo o Pronaf, vou investir mais na minha produção, hoje tenho 27 cabeças de gado”, contou o produtor José de Lima Soares da Silva, 65, que trabalha com a pecuária leiteira.

“Além de asfalto, que é importante para qualidade de vida das pessoas, por meio da política de Assistência Técnica e Extensão Rural proporcionamos crédito rural que fomenta a renda e contribui com a produção de alimentos”, ressaltou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu, que participou do evento.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater

brazino777 Mapa do site