brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORDEM DE SERVIÇO ASSINADA

Governo do Estado anuncia construção da Usina da Paz em Tomé-Açu

Projeto reconhecido nacionalmente como política pública de pacificação social e cidadania disponibilizará mais de 70 serviços essenciais à população

Por Paulo Garcia (SETRAN)
18/11/2023 22h25

UsiPaz de Tomé-Açu leva ao município referência reconhecida nacionalmente em ações de segurança pública e cidadania O Governador Helder Barbalho assinou na noite deste sábado (18) a Ordem de Serviço para a construção da Usina da Paz no município de Tomé-Açu, na Região de Integração Rio Capim. O evento teve as presenças da vice-governadora, Hana Ghassan, do prefeito de Tomé-Açu, Carlos Antonio Vieira “Carlos da Vila Nova”, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais. Trata-se de uma ação para fortalecer a segurança e a cidadania no município.

“Festejo hoje o início desta obra, deste que é o maior equipamento de cidadania do Brasil. Tenho imenso orgulho, pois este local é uma verdadeira fábrica de cidadãos. Quando estiver em funcionamento, a Usina da Paz vai ofertar uma variedade de serviços gratuitos, seja para emissão de documentos, consultórios médicos, odontológico, cursos, piscina para os jovens e adultos, atividades esportivas… É crucial que, por meio deste equipamento, possamos zelar pelo bem-estar das pessoas, das famílias, especialmente daqueles que mais necessitam”, informou o governador Helder Barbalho.

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual, que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.

Terreno doado pela Prefeitura receberá a Usina da Paz, que disponibilizará mais de 70 serviços gratuitos à populaçãoEm Tomé-Açu, o complexo multifuncional será construído em um terreno doado pela prefeitura, localizado na Rodovia PA 140, S/N, esquina com Rua Parmalat, bairro Núcleo Urbano Informal NUI E-01. A UsiPaz oferecerá mais de 70 serviços essenciais gratuitos em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.

“Nós já temos nove Usinas da Paz em funcionamento no Estado e onde ela se instala se torna a segunda casa da comunidade, as pessoas têm o sentimento de pertencimento, aqui neste espaço serão ofertados mais de 70 serviços gratuitos, vocês vão poder trazer seus filhos para fazer esporte, cursos, aqui teremos uma biblioteca, binquedoteca, área para estudo e sala de informática, será um espaço para gerar oportunidades”, ressaltou a vice-governadora Hana Ghassan.

Expectativa - A dona de casa Roseane Sousa ficou animada quando soube da chegada da UsiPaz na cidade. “Realmente é um projeto muito grande e com diversos cursos e oportunidades, já estou ansiosa para que comece a funcionar, vou querer fazer uns cursos profissionalizantes e colocar meus filhos em algum esporte”, relatou a moradora.

Parceria - A construção da UsiPaz em Tomé-Açu é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa Hydro e Albras. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, a fim de garantir mais segurança, cidadania e inclusão social.

Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco na Região Metropolitana de Belém e duas no sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa que fortalece a cidadania e a segurança pública no Pará.

brazino777 Mapa do site