brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Setur realiza 6ª Edição do Seminário de Regionalização em Augusto Corrêa

Evento foca na reativação dos Conselhos Municipais de Turismo para a reinserção dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro

Por Israel Pegado (SETUR)
21/11/2023 10h49

O município de Augusto Corrêa, na Região Amazônia Atlântica Caeté, recebe de hoje (21) até quinta-feira (23), a sexta edição do Seminário de Regionalização do Turismo, com o tema “Formação de Facilitadores de Planejamento de Conselhos Municipais de Turismo”. O evento se destina aos interlocutores, representantes de secretarias e conselheiros de turismo de municípios que integram a região. No Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) é a representante do governo federal para o fomento e fortalecimento das ações de regionalização em território paraense.

“O principal objetivo é a reativação dos Conselhos Municipais de Turismo para a reinserção dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Por isso realizamos uma capacitação para a formação de facilitadores para a elaboração de um plano de ação para os conselhos", explica o gerente de Estruturação de Destinos da Setur, Hugo Almeida.

A integração dos municípios permite a otimização dos recursos e esforços em termos de infraestrutura turística, promoção e desenvolvimento. Isso significa que os investimentos em estradas, transporte, hospedagem e outras comodidades podem ser mais eficientes e direcionados para áreas estratégicas, beneficiando tanto os visitantes quanto para os moradores da região.

Alto Tapajós - De 14 a 16 de novembro, o município de Itaituba recebeu a 5ª edição do Seminário de Regionalização do Turismo, em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Itaituba e a Associação para o Desenvolvimento do Turismo do Tapajós (ADTUR), primeira Instância de Governança Regional (IGR) do turismo a atuar no Pará e teve uma participação expressiva dos gestores municipais de turismo da Região Turística do Alto Tapajós. Estiveram presentes no seminário presencialmente representantes de Itaituba, Aveiro, Trairão e Jacareacanga e remotamente representantes de Novo Progresso e Rurópolis.

“Também realizamos uma capacitação para o atendimento de critério e uso da plataforma do Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro), do MTur, e uma capacitação para o uso da Plataforma de Inventários Turísticos (PIT), ferramenta da Setur. Além disso, haverá palestra sobre Turismo Responsável, que inclui turismo sustentável, turismo de base comunitária e enfrentamento à violência de crianças e adolescentes em contexto de turismo”, completa Hugo.

brazino777 Mapa do site