brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Setur qualifica setor de alimentação fora do lar no Combu, Óbidos e Belterra

Por Sâmia Maffra (SETUR)
21/11/2023 14h49

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), concluiu a capacitação em manipulação de alimentos na Ilha do Combu para empreendedores e profissionais que já atuam no segmento de restaurantes, bares e similares. O objetivo do curso é aprimorar a qualidade dos serviços prestados no receptivo ao turista e desenvolver o setor no Pará. 

Os participantes prepararam as refeições com base em matéria prima da ilha, como o peixe empanado na palha da macaxeira, arroz no tucupi com jambu, mousse de açaí com tapioca e ainda molho de tomate caseiro.

“Ter boas práticas de segurança alimentar nos processos é primordial, um pré-requisito para o crescimento do negócio e bom atendimento. Essa capacitação é completa, além da parte prática, são ofertadas as aulas teóricas que envolvem aprendizagem sobre qualidade de vida, normas de segurança no trabalho, microbiologia básica, perigos nos alimentos, higiene e transformações químicas nos alimentos”, comenta Albert Pantoja, técnico da Gerência de Qualificação dos Serviços Turístico, da Setur.

Também foram abordados temas como higiene do local de trabalho, dos equipamentos e dos utensílios; controle de recebimento de matéria-prima; armazenamento de alimentos congelamento e higienização além de informações sobre ações da Setur e a importância de ter o negócio regularizado no Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur).

Municípios- A capacitação em manipulação de alimentos também formou turma em Óbidos no começo do mês. Já em Belterra, foi realizada a capacitação em produção artesanal de alimentos, que tem como objetivo criar receitas que utilizam insumos característicos do município como frutas, carnes ou pescados.

Em Óbidos, participaram do curso 30 empreendedores do ramo gastronômico que trabalham em grandes eventos no município como o Carnaval e Círio. “Em Óbidos nós fizemos o Curso de Manipulação de Alimentos, uma iniciativa que está sendo levada para todos os municípios do Estado, no sentido de melhorar o atendimento, a qualidade e com isso trazer mais turistas para essas localidades. Porque quando o município ganha, o estado também ganha. A preocupação do prefeito e do secretário em capacitar essas pessoas, é essencial para que o atendimento seja melhor ao turista e a comunidade”, enfatizou, Francisco Assis, Técnico da Setur. 

“O aluno que veio participar desse curso aprendeu a realizar o preparo de comidas, dentro dos padrões de qualidade da Anvisa, tanto de comida servida em cozinha industrial, como self service, restaurantes, padarias, cantinas, lanchonetes e ambulantes”, explicou Keise Lana, Instrutora do SENAR-PA.

brazino777 Mapa do site