brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Curso aprimora fiscalização ambiental no Baixo Tocantins

Semas capacitou 18 técnicos municipais em Mocajuba para autuações de crimes contra o meio ambiente

Por Governo do Pará (SECOM)
21/11/2023 21h54

Com o objetivo de capacitar agentes municipais para proteção ambiental, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu o curso de fiscalização de flora no período de 13 a 17 de novembro, no município de Mocajuba, na Região de Integração Tocantins. A capacitação foi realizada pela Gerência de Fiscalização de Flora da Semas para os municípios do Baixo Tocantins (Baião, Igarapé-Miri e Mocajuba).

Foram capacitados 18 técnicos municipais para realizar autuações de crimes ambientais, de acordo com a legislação, ampliando e qualificando a rede de enfrentamentos aos crimes ambientais que ocorrem nos municípios do Baixo Tocantins, fortalecendo a fiscalização ambiental no Pará.

“Essa formação vem para fortalecer ainda mais as ações de combate aos ilícitos ambientais, aprimorando o conhecimento e buscando cada vez mais novos métodos e procedimentos efetivos, que venham a ajudar nas ações de fiscalização dos crimes ambientais”, explicou Odilene Miranda, técnica em Meio Ambiente da Semas.

Conteúdo - “Foi uma semana de muito aprendizado e uma semana muito requisitada para o município, e para os demais municípios vizinhos que vieram prestigiar o curso. Foram abordadas várias legislações, como agir, como interagir no momento da abordagem, da fiscalização. Foi um momento ímpar para a Diretoria de Meio Ambiente de Mocajuba. A partir de agora, a expectativa é que a gente consiga desenvolver o trabalho da melhor maneira possível, com mais segurança, mais fluidez, mais agilidade e com a certeza de que estamos fazendo a coisa certa, no momento certo”, explicou Anicelia Aguiar, engenheira ambiental em Mocajuba e participante do curso.

Para o secretário Municipal de Meio Ambiente de Baião, Sylvester Salles, a capacitação ofereceu uma nova visão sobre como fiscalização. “Esse curso vai ajudar os municípios a fortalecer a gestão ambiental nas suas regiões. Temos grandes expectativas do que será repassado para os nossos técnicos aqui do município. A partir de agora, teremos uma nova visão de como podemos aprimorar o nosso processo dentro do município. Tudo isso em prol de um meio ambiente de qualidade, onde possamos desfrutar com consciência, sabendo que temos muito a preservar para as próximas gerações”, disse o secretário.

A capacitação teve carga horária de 40 horas, com atividades teóricas e presenciais, e faz parte das ações da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Semas, que vem aprimorando os conhecimentos dos agentes municipais de fiscalização e fortalecendo a relação com as secretarias municipais de Meio Ambiente.

Texto: Layza Farias - Ascom/Semas

brazino777 Mapa do site