brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Mutirão da Emater cadastra 400 famílias de Igarapé-Miri para Minha Casa, Minha Vida

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) beneficia comunidades de agricultores familiares da zona rural do município

Por Ascom (Ascom)
23/11/2023 10h11

Desde segunda-feira (20) até esta sexta-feira (24), um mutirão comandando pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realiza o cadastro nacional da agricultura familiar (CAF) de 400 famílias de Igarapé-Miri, na região do Tocantins. 

A iniciativa tem a parceria da Prefeitura e objetiva, de imediato, documentar moradores de 11 comunidades da zona rural para o acesso ao Minha Casa, Minha Vida Rural, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal.

Com os recursos, os pequenos pecuaristas e plantadores de açaí, atividades vultosas dali, poderão reformar e construir as próprias habitações. De acordo com diagnóstico sociomaterial da Emater, a maioria das estruturas padece de condições precárias. 

“Esta ação intensiva é a consolidação do caminho para uma política pública direcionada para a agricultura familiar. É  uma resposta premente que a Emater fornece aos anseios da sociedade. Promovemos resultados que impactam na qualidade de vida”, acentua o supervisor do escritório regional da Emater no Tocantins, Wanderley Ribas, técnico em agropecuária. 

Trabalho

Pela Emater, as equipes encontram-se reforçadas com especialistas de escritórios dos municípios vizinhos de Abaetetuba, Mocajuba e Moju. As comunidades beneficiadas são Colônia Camiri, Colônia Caripi, Icaruçaua, Km 07 da PA-407, Km 122 da PA-151, Ramal do Arapari, Ramal da Estradinha, Ramal do Mariteua, Ramal do Mocajateua, Santa Maria do Icatu e Santo Antônio do Caji. 

A estimativa é que os documentos finais sejam entregues a cada beneficiário até o fim do ano, diretamente pelas mãos e palavras do presidente da Emater, Joniel Abreu, em cerimônia solene.  

Texto de Aline Miranda

brazino777 Mapa do site