brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Semu e Conselho Estadual do Direitos da Mulher fortalecem políticas para mulheres na Região do Xingu

Caravana "Todas as vozes em defesa das Mulheres" realiza ações em Pacajá, Brasil Novo e Medicilândia para combater a violência doméstica e familiar

Por Helena Saria (FCP)
23/11/2023 15h45

Durante o período de 18 a 22 de novembro, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e o Conselho Estadual do Direitos da Mulher realizaram uma série de atividades na Região do Xingu, nos municípios de Pacajá, Brasil Novo e Medicilândia, no âmbito da caravana "Todas as vozes em defesa das Mulheres". O objetivo principal foi avaliar e implementar ações que promovam o avanço das políticas para as mulheres na região.

A equipe da Semu e do CEDM realizou atividades de visita in loco e aplicação de instrumentais de monitoramento nos serviços da rede, incluindo Saúde, Assistência Social e Justiça (Fórum/Ministério Público). O foco era observar, dialogar e alinhar aspectos que promovam um atendimento acolhedor e humanizado às mulheres em situação de violência.

Além disso, foi realizada uma reunião ampliada com representações da prefeitura (gabinete), secretarias/órgãos (saúde, educação, assistência social, segurança pública, justiça, cultura/esporte), servidores e servidoras que atuam no atendimento direto às mulheres e representações do movimento de mulheres. Em Pacajá, a equipe se reuniu com o vice-prefeito, Leandro Reis; em Medicilândia, a reunião contou com a presença da vice-prefeita, Maria da Penha Teixeira; e em Brasil Novo, a Secretária de Trabalho e Promoção Social, Wlacleia Oliveira, representou a gestão.

As gestões municipais se mostraram receptivas e comprometidas em estabelecer parcerias com a Semu e o CEDM, reconhecendo a importância e a necessidade de implantar e implementar ações favoráveis às políticas para mulheres, especialmente no combate à violência doméstica e familiar. Todos esses municípios enfrentam altos índices desses tipos de violência e até o momento não contam com serviços especializados exclusivos para atender às mulheres, nem com Organismo de Políticas para as Mulheres e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

A Assistente Social da Semu, Rosana Moraes, destacou que "a missão da Semu é fomentar diversas ações que ampliem direitos e inclusões das mulheres no Estado, rompendo violências e garantindo direitos através da capilarização das políticas públicas, numa somatória de esforços entre executivo, legislativo, judiciário e sociedade civil organizada". A iniciativa reforça o compromisso do órgão em trabalhar integradamente para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres.

"Estamos comprometidos em estabelecer parcerias sólidas e efetivas com os municípios para combater a violência contra as mulheres. A ação 'Todas as vozes em defesa das Mulheres' visa não apenas identificar lacunas nos serviços, mas também criar soluções eficazes. Acreditamos que, através da união de esforços entre os órgãos públicos e a sociedade civil, podemos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres da região", disse a Secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes".

brazino777 Mapa do site