brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRIORIDADE

Governo do Estado garante creche à educação infantil em Cametá

Programa Creches Por Todo o Pará leva seus benefícios a famílias do município do Baixo Tocantins. A autorização da obra foi assinada pela vice-governadora Hana Ghassan.

Por Bruno Magno (SEOP)
23/11/2023 20h48

Vice-governadora Hana Ghassan assinou o documento que autoriza a construção da creche ao lado do secretário Rossieli Soares, da deputado federal Elcione Barbalho e de outras autoridadesEm mais uma das ações do Programa Creches Por Todo o Pará, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), assinou nesta quinta-feira (23) convênio com a Prefeitura de Cametá, na Região de Integração Tocantins, para construção de uma creche no município.

“É com muita alegria que, em breve, as mães poderão contar com um espaço confortável e seguro para deixar seus filhos e, também poderem ir para o mercado de trabalho, se assim desejarem”, frisou a vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, ao assinar o documento. O Estado vai investir mais de R$ 6 milhões na unidade.

“Em nome do povo de Cametá quero agradecer aqui a nossa vice-governadora Hana Ghassan e ao nosso governador Helder Barbalho, que estão cumprindo mais um compromisso de trabalho a pedido do nosso deputado estadual Igor Normando, e da nossa deputada federal Elcione Barbalho, para prestigiar o povo de Cametá com mais uma linda creche no bairro da Primavera”, ressaltou o prefeito de Cametá, Victor Cassiano.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, disse que a construção da unidade vai reforçar a educação pública em Cametá. “Essa é uma pauta prioritária para que tenhamos nossas crianças nas escolas desde muito cedo, aproveitando inclusive os primeiros mil dias de vida, momento importantíssimo para o desenvolvimento delas. Tenho certeza de que a creche vai beneficiar e auxiliar nossas crianças e as famílias”, afirmou o secretário.

Também participaram da assinatura do convênio a deputada federal Elcione Barbalho; o secretário de Articulação da Cidadania, Igor Normando, e os secretários adjuntos da Seduc , Arnaldo Dopazo e Júlio Meireles.

Só em novembro, o Estado já garantiu a construção de unidades do programa nos municípios de Quatipuru, Moju, Itaituba, Piçarra, Nova Timboteua, Almeirim, Viseu, Santa Maria do Pará, Igarapé-Miri, Vigia de Nazaré e Jacareacanga.

Na última segunda-feira (20), o Estado autorizou a construção de 13 creches no Marajó, nos municípios de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras, Portel, Santa Cruz do Arari e São Sebastião da Boa Vista.

Investimento - O “Creches por todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

A primeira creche do programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças atualmente, de 0 a 5 anos de idade.

brazino777 Mapa do site