brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Gestores Regionais da Emater discutem em Marabá propostas para 2024

O evento reúne coordenadores de escritórios locais da empresa, técnicos e engenheiros dos 21 municípios da Regional

Por Governo do Pará (SECOM)
23/11/2023 21h44

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promove nesta quinta-feira (23) e na sexta (24) o Encontro de Gestores Regionais de Marabá, no Plenarinho da Câmara Municipal, com o objetivo de debater ações executadas em 2023 e fazer o planejamento para 2024. O evento reúne coordenadores de escritórios locais, técnicos e engenheiros dos 21 municípios da Regional da Emater, que executam ações de assistência, assessoria técnica e extensão rural na região.

Os participantes avaliam as ações de 2023 e fazem o planejamento para o próximo anoO encontro aborda os seguintes programas: Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Crédito Rural, Programa Territórios Sustentáveis, Programa Fomento Rural, Proater (Planejamento Estratégico da Emater) nas cadeias produtivas da região, Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e Verticalização da produção na agricultura familiar.

A abertura da Oficina Proater contou com a participação do secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto. Para ele, é importante avaliar as ações e planejar o futuro. “O governo do Estado, através da Emater, possui um papel técnico fundamental no apoio e fomento da agricultura familiar. Planejar demonstra organização e alinhamento com os 21 gestores dos escritórios regionais”, explicou o secretário regional de Governo.

O supervisor da Emater Regional Marabá, Fernando Augusto Figueiredo Araújo, informou que a Emater tem um planejamento anual das diretrizes do que fará em campo, com os agricultores familiares, os quilombolas e nos assentamentos. “Neste evento, nós estamos debatendo quais comunidades serão atendidas, a quantidade, a realização de cursos de capacitação, visitas, idas ao campo e a unidades demonstrativas. Também são verificados os recursos humanos e financeiros, a capacidade que a Emater Regional Marabá possui para trabalhar durante o ano. Os técnicos de campo já vêm da base com conhecimento das comunidades desses 21 municípios”, disse Fernando Augusto, acrescentando que a Regional Marabá trabalha com cerca de 300 comunidades, a maioria voltada ao cultivo de açaí, mandioca, milho, leite e bovinos.

Oficina - Um dos participantes da oficina é o gestor da Emater em Palestina do Pará, Edynando Fajeri dos Santos Lima. Segundo ele, “é muito importante para o planejamento das ações em 2024 a oficina, para atender ao público da melhor forma possível, colocando as nossas ações em campo, melhorando o desenvolvimento do pessoal, da agricultura, da agropecuária em Palestina do Pará”. No município, a assistência técnica é voltada principalmente para a agropecuária.

O gestor da Emater no município de Goianésia do Pará, José Luiz do Carmo Lopes, informou que “buscamos fazer uma análise bem sucinta do que conseguimos alcançar em 2023, inclusive observando os percalços e trabalhando na organização e planejamento para um trabalho bem melhor no ano de 2024, principalmente procurando atender à necessidade do agricultor familiar do nosso município e da região, que considero a maior missão da Emater Pará”.

Programação do 2º dia – 24/11

- 8 h - Potencialidades e oportunidades para o planejamento da Ater (assistência técnica e extensão rural)

8h15 - O exemplo do Ateg (assistência gerencial)

Supervisor: Fernando Araújo

9 h - 1ª Palestra: Avaliação do Proater 2023 – Estudos das cadeias produtivas 2021, 2022 e 2023

Proater 2024 e suas metas

Supervisão: Carmem Medeiros

10h30 – Oficina para elaboração do Proater 2024 – Equipe AMA

12 h – Intervalo

13 h – Oficina para elaboração do Proater 2024 – Equipe AMA

15 h – Informes administrativos e entrega de documentos

Supervisão: Franceli Silva

15h40 - Encerramento

Texto: Emilly Coelho - Ascom/SRGS

brazino777 Mapa do site