brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO SUSTENTÁVEL

Setur forma turmas de Condutor de Trilhas e Caminhadas em três municípios

Por Israel Pegado (SETUR)
27/11/2023 14h03

A Secretara de Estado de Turismo (Setur) forma novas turmas do curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas nos municípios de Itaituba, Salvaterra e Bragança. O curso prepara alunos ou profissionais de turismo para um modelo alternativo de gestão turística realizada em áreas naturais e comunidades locais, gerando benefícios e a conservação das biodiversidades existentes no Estado.

Os conhecimentos específicos das trilhas existentes nos municípios permitem aos participantes a atuação como condutores nesses territórios, respeitando as normas de segurança. Além disso, o curso fomenta a utilização sustentável dos recursos naturais e promove debate na sociedade sobre a importância da educação ambiental e a conservação dos recursos naturais visando o fortalecimento do desenvolvimento sustentável no Pará.

O curso de formação engloba noções básicas de turismo, conceito de produtos turísticos, legislação ambiental aplicada à trilha, unidades de conservação, técnicas de interpretação ambiental, técnicas de condução de trilhas e aulas práticas em campo como técnicas para traçar roteiros e rotas, condução de trilha e sobrevivência na selva, além de aprender como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos, a exemplo de cobras, aranhas, dentre outros.

“O objetivo da Setur é formar pessoas que possam exercer essas atividades, oferecendo um melhor atendimento ao turista, melhorando a competitividade dos produtos turísticos paraenses e garantindo mais alternativas de emprego e renda para a população, e claro, consequentemente incrementando o fluxo de visitantes e turistas nestes atrativos”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

O curso de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas é voltado também para a capacitação de moradores de Unidades de Conservação e seu entorno para utilizarem, de forma sustentável, os recursos naturais e fomentar o turismo na região.

Em geral, os cursos de formação de Condutor Ambiental de Trilhas e Caminhadas contam com a parceria do Ideflor-Bio, Amazônia Aventura, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que fornecem profissionais habilitados para o treinamento adequado e seguro na condução dos visitantes.

brazino777 Mapa do site