brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE GESTACIONAL

HGT adere ao Novembro Roxo e alerta sobre a importância da nutrição na gestação

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
28/11/2023 15h24

Em novembro, pensando nos cuidados e na prevenção da prematuridade, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) reforçou seu compromisso com a saúde feminina, direcionando sua atenção não apenas para desafios específicos, mas também abrangendo a promoção de cuidados pré-natais essenciais. Dentro das iniciativas do "Novembro Roxo", a instituição ressalta quanto a nutrição durante o período de gestação é importante para a redução da prematuridade.

Segundo Patrícia Manfredi, nutricionista Clínica da unidade hospitalar, "a prematuridade pode acarretar implicações significativas ao recém-nascido, incluindo problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes e potenciais desafios de aprendizagem ou comportamentais". Diante deste contexto, a especialista destaca o papel da nutrição como elemento fundamental na promoção de uma gestação saudável e reforça a necessidade de uma abordagem mais abrangente e atenta à saúde materna desde o princípio.

"A nutrição adequada durante o período gestacional tem um papel vital no desenvolvimento saudável do feto e também na prevenção de complicações, incluindo partos prematuros. É um período crítico em que os nutrientes certos em quantidades adequadas são essenciais para o bom desenvolvimento do bebê".

Manfredi enfatiza que a individualidade de cada gestante precisa de uma abordagem personalizada. "Cada mulher tem necessidades nutricionais específicas durante a gestação. A orientação de um profissional de saúde, com ajuda de uma alimentação balanceada, contribui decisivamente para uma gestação mais saudável e ajuda na prevenção de futuras complicações".

A profissional destaca ainda que a gestação é um período sensível da mulher, e os cuidados pré-natais são fundamentais para monitorar a saúde da mãe e do bebê. Além de consultas médicas regulares, é fundamental adotar uma dieta equilibrada, rica em nutrientes essenciais como ácido fólico, ferro, cálcio e proteínas.

Conheça algumas das principais recomendações para uma gestação saudável:

• Consuma diariamente feijão, preferencialmente no almoço e no jantar;
• Evitar o consumo de bebidas adoçadas, como refrigerante, suco de caixinha, suco em pó e refrescos (bebidas ultraprocessadas);
• Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados como hambúrgueres, embutidos, macarrão instantâneo, bolachas salgadas, doces ou recheadas e guloseimas;
• Consumir, diariamente, legumes e verduras;
• Consumir, diariamente, frutas, sendo preferencialmente inteiras, em vez de sucos.

Referência na área de obstetrícia, o HGT realiza partos não apenas para as mulheres residentes em Tailândia, mas também para aquelas que residem nas cidades abrangidas pela região de Integração do Tocantins. No ano passado, a equipe multiprofissional da unidade hospitalar realizou mais de 1.400 nascimentos. No primeiro semestre deste ano, o HGT seguiu com este compromisso ao contabilizar mais de 734 partos, tanto com procedimentos normais quanto cesáreos, refletindo assim, sua importância como centro de assistência materna do Sistema Único de saúde (SUS). 

Mãe de dois filhos, Érica Soares, 24 anos, contou sobre sua experiência após dar à luz ao seu segundo filho, o pequeno Henrique, no HGT. Segundo a jovem, ao longo de sua gravidez, ela priorizou a adoção de hábitos saudáveis, incluindo uma alimentação equilibrada, prática de exercícios e outras atividades benéficas para esse período.

"Minha primeira gestação passou sem nenhum problema. Minha filha nasceu no tempo certo. Já na segunda gravidez, procurei adotar hábitos ainda mais saudáveis, que não adotei na gestação anterior. Graças a Deus, meu bebê também nasceu no tempo certo e não tive nenhuma complicação antes. Recebi um atendimento muito bom no hospital, tanto durante o parto quanto nos acompanhamentos pelo obstetra no Ambulatório", conclui a técnica de Enfermagem, residente no Jardim do Valle, em Tailândia.

"Leite materno é fundamental para evolução de bebês prematuros", afirmou a nutricionista que também destaca a importância do aleitamento materno na promoção da saúde, tanto da mãe quanto do recém-nascido. Segundo a especialista, o leite materno não apenas fornece todos os nutrientes essenciais para o crescimento saudável do bebê, mas também oferece uma série de benefícios imunológicos que contribuem para a proteção contra infecções e doenças.

"Além de um ato de amor, a amamentação é a nutrição fundamental para o desenvolvimento adequado da criança. Além disso, é a fonte mais completa de nutrientes nos primeiros meses de vida", explicou a profissional. "O leite materno contém anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do bebê, proporcionando uma proteção vital nos primeiros estágios da vida. Além disso, para a mãe, beneficia na redução do risco de câncer de mama e ovário, além de auxiliar na recuperação pós-parto", finalizou Patrícia Manfredi.

Cuidado Integral - Lançado no HGT em 2018, o projeto "Laços de Amor" tem como objetivo criar um ambiente acolhedor e informativo às futuras mães da região de Integração do Tocantins. Nos encontros realizados na unidade hospitalar, as gestantes atendidas recebem não apenas informações sobre aleitamento materno e rotinas hospitalares, mas também orientações detalhadas sobre os recursos disponíveis antes, durante e após o parto. 

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, equivalente a seis ocorrências a cada dez minutos.

HGT - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

brazino777 Mapa do site