brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PRODUÇÃO RURAL

Emater promove para a equipe técnica curso de capacitação em irrigação

O curso incluiu a elaboração e execução de projetos de produção de hortaliças e frutas, pasto irrigado e criação de animais

Por Governo do Pará (SECOM)
01/12/2023 20h52

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) participaram, no período de 28 a 30 de novembro, de um curso de capacitação sobre irrigação. Os participantes atuam nos municípios de Marabá, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Breu Branco, Jacundá, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Piçarra, Parauapebas, Tucuruí e Itupiranga. A ação foi promovida por meio do Escritório Regional de Marabá, município que sediou o evento.

O objetivo foi proporcionar capacidade técnica aos servidores na elaboração e execução de projetos de produção de hortaliças e frutas, pasto irrigado e criação de animais. “A ideia é manter o quadro técnico capacitado e atualizado, seja através de colaboração interna ou externa. A capacitação em irrigação se faz necessária, porque a água em medida correta e no momento certo é essencial e determinante no processo de cultivo e criação, seja animal ou vegetal”, informou o supervisor da Emater-Pará Regional de Marabá, engenheiro florestal Fernando Araújo.O engenheiro agrônomo Rony Torquato abordou no curso a função da água no sistema solo-planta-atmosfera

Temática - O instrutor da capacitação foi o engenheiro agrônomo Rony Torquato, do Escritório Local de Itupiranga. Ele é especialista em Proteção e Nutrição de Plantas e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, além de ter experiência em produção de hortaliças em sistema hidropônico e capacidade técnica em irrigação.

“Na capacitação foram abordados conteúdos como introdução geral da temática, pilares, conceitos, os principais sistemas, métodos, a função da água no sistema solo-planta-atmosfera, aspectos tempo e quantidade”, disse Rony Torquato.

A fruticultura na região está em processo de avanço. “Com a Ater (assistência técnica e extensão rural) 4.0 da Emater, que pretendemos implementar a partir de 2024, os agricultores terão mais uma tecnologia à disposição para diversificar a produção, e assim participar de novos mercados”, anunciou o supervisor Fernando Araújo.

O curso contou com cerca de 20 participantes, entre os quais o chefe do Escritório Local da Emater no município de Piçarra, Flávio Vidal. “O curso foi muito importante para nós, que somos extensionistas e precisamos estar capacitados para atender melhor ao nosso público, que são os agricultores familiares e produtores em geral. A Emater está de parabéns por investir nos seus profissionais”, ressaltou.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater

brazino777 Mapa do site