brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA SOCIAL

Pescadores artesanais de Salinópolis recebem orientação sobre crédito rural

O acesso ao crédito, por meio do Programa Amazônia Florescer Rural, é necessário para impulsionar a atividade pesqueira

Por Governo do Pará (SECOM)
02/12/2023 00h51

Para entender o processo de acesso ao microcrédito rural pelo Programa Amazônia Florescer Rural, do Banco da Amazônia (Basa), e a importância da aplicação correta do recurso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) promoveu um encontro com cerca de 100 associados da Colônia de Pescadores Artesanais Z-29, no município de Salinópolis, nordeste paraense, na quarta-feira (29). “O crédito rural é de fundamental importância para impulsionar a atividade dos pescadores artesanais”, informou o chefe do Escritório de Salinópolis, Paulo Nunes.

Na reunião, técnicos da Emater orientaram sobre os documentos necessários para acessar o crédito rural, e destacaram a importância da emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) nesse processo, e das políticas públicas que beneficiam pescadores artesanais.
Marcos Haroldo, assessor de Crédito do Basa em Capanema, que abrange Salinópolis, explicou as condições para acessar o microcrédito do Programa Amazônia Florescer Rural, enfatizando a necessidade de aplicação correta do recurso.

“A atividade está voltada para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B), um programa de microcrédito do Banco da Amazônia que atende ao público que trabalha no meio rural. Cada produtor rural tem uma categoria específica. Como fizemos esta reunião com os pescadores, nós temos uma documentação específica para esta linha de pescadores. Sobre o recurso, são disponibilizados R$ 10 mil para homens em crédito de investimento e R$ 12 mil para mulheres. O crédito de investimento é para o pescador comprar utensílios de fomento à produção”, explicou Marcos Haroldo.

Também foram repassadas informações sobre aposentadoria rural, seguro defeso e emissão de carteira de pescador profissional.

Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater

brazino777 Mapa do site