brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional promove campanha 'Dezembro Vermelho' em Marabá

Durante todo este mês, a unidade hospitalar disponibilizará ações para conscientização e a prevenção de HIV e Aids a pacientes e colaboradores

Por Ascom (Ascom)
04/12/2023 11h36

No Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, uma série de palestras educativas foi realizada nesta segunda-feira (4), em alusão ao mês de Combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). O evento buscou conscientizar pacientes e colaboradores sobre as medidas preventivas relacionadas ao HIV (vírus da imunodeficiência humana). 

A ação integra a campanha “Dezembro Vermelho”, que procura conscientizar sobre assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS. Durante a ação, que faz parte do projeto "Saúde em Foco", foram repassadas informações sobre sintomas, formas de contágio e avanços no tratamento da doença. 

A pedagoga Márcia Pires, moradora de Marabá, referenciada para exame de ressonância magnética no hospital, destacou que a campanha é relevante. "A educação e a conscientização são ferramentas poderosas na prevenção. A divulgação de informações claras sobre a doença, ajudam a comunidade a se proteger", declarou.   

Alan Ferreira, diretor Assistencial da unidade, ressaltou a importância de iniciativas como essa para disseminar conhecimento e promover a prevenção não apenas entre os pacientes, mas também entre os profissionais de saúde. 

“É fundamental estarmos engajados nessa luta, fornecendo informações precisas e desmistificando questões sobre HIV e AIDS, para garantir uma assistência de qualidade e um ambiente mais consciente e seguro para todos”, afirmou. 

Alerta 

No Regional de Marabá, nesta segunda-feira, as orientações sobre saúde foram conduzidas pela Enfermeira do trabalho Odaires Holanda, que enfatizou a importância do diagnóstico precoce, do acesso contínuo ao tratamento e da prevenção constante.   

"É essencial que reconheçamos a importância do uso do preservativo, em todas faixas etárias. É um tema que muitos evitam, mas não deveríamos. Nossa saúde está em jogo, e o preservativo é uma ferramenta poderosa para proteger não apenas de doenças sexualmente transmissíveis, mas também de gravidezes indesejadas", explicou. 

A enfermeira ainda ressaltou a importância dos exames regulares como parte integrante dos cuidados preventivos. "Os exames periódicos são essenciais para detectar precocemente o vírus e iniciar o tratamento adequado. Isso não apenas beneficia o indivíduo, mas também contribui para a redução da transmissão da doença na comunidade", frisou. 

As ações de prevenção no hospital fazem parte do Projeto “Saúde em Foco”, promovido pelo Serviço de Humanização, fornece informações sobre saúde e outros temas relevantes à comunidade. A iniciativa conta com equipe multiprofissional, que percorre corredores e unidades de internação levando esclarecimentos diretamente aos pacientes e seus familiares. 

Dados 

Os dados divulgados recentemente pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde (MS), oferecem um panorama da situação do HIV no Brasil em 2022. De acordo com as estatísticas, aproximadamente 1 milhão de pessoas viviam com HIV no país no ano passado. 

Entre elas, 90% receberam o diagnóstico da doença, enquanto 81% estão em tratamento com terapia antirretroviral. Os números divulgados também destacam a realidade no estado do Pará. Em 2022, foram registrados 3.620 casos de HIV, e até 31 de outubro deste ano, já foram contabilizados mais 2.842 casos.

Perfil- O Hospital Regional do Sudeste pertence ao governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidades para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

 Texto da Ascom / HRSP

brazino777 Mapa do site