brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Reconstrução do Terminal Hidroviário do Acará entra em fase de finalização, no nordeste paraense

Localizado às margens do Rio Acará, o novo equipamento público vai beneficiar diretamente os mais de 59 mil moradores locais

Por Matheus Rocha (SEAC)
07/12/2023 14h32

Instalação das luminárias no flutuante

As obras de reconstrução e ampliação do novo Terminal Hidroviário do município do Acará, no nordeste paraense, entraram em fase de acabamento. Atualmente o projeto já alcança mais de 95% dos serviços executados. 

Localizado às margens do Rio Acará, o novo equipamento público está recebendo uma nova e moderna estrutura, que irá beneficiar diretamente os mais de 59 mil moradores locais, garantindo mais conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros e insumos. O projeto conta com investimentos na ordem de R$ 4 milhões.  

No momento, as frentes de trabalho estão atuando em serviços de acabamento da obra, com a instalação de granitos e forros de gesso na área interna do terminal, execução e fixação da calha metálica, além da pintura e instalação de luminárias na área do flutuante que dará acesso às embarcações. Também estão sendo feitas as instalações de portões metálicos, aparelhos de refrigeração, do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), além da estrutura de guarda-corpo metálico da área externa do terminal. 

Pintura das estrutura metálica da passarela

De acordo com o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, a expectativa é que os serviços no local sejam concluídos até o final deste ano. 

Nova estrutura - O Terminal Hidroviário do município do Acará está localizado na Rua Presidente Figueiredo. O projeto de reconstrução do espaço, executado pelo Governo do Estado, está garantindo a criação de novos ambientes internos, como área exclusiva para transbordo de cargas, guichês para vendas de passagens, lanchonete, banheiros e salas para órgãos oficiais. Todos os espaços serão integrados por meio de uma área de circulação com mais de 110 metros quadrados.

O equipamento público também está sendo equipado com um moderno Conjunto Naval, composto por uma plataforma em concreto que dará acesso a uma rampa metálica de 22 metros de comprimento e um flutuante de 15 metros de comprimento, ambos cobertos. A rampa metálica contará, ainda, com sistema de articulação, que permitirá a movimentação da estrutura, garantindo mais estabilidade e segurança em todo trajeto de embarque e desembarque de passageiros.

Mais investimentos - O Governo do Estado segue investindo na reestruturação dos terminais hidroviários de municípios paraenses. Atualmente, 11 obras seguem em andamento e, em breve, vão garantir novos terminais nos municípios do Acará, Anajás, Aveiro, Breves, Chaves, Mocajuba, Oeiras do Pará, Salvaterra, Senador José Porfírio, Soure, além do novo Terminal Turístico de Passageiros do distrito de Icoaraci, em Belém.

brazino777 Mapa do site