brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação 'Festas Seguras' reforça ações no feriado prolongado no Pará

As ações tiveram início no dia 1º de dezembro, e contam com o reforço de mais de 4.500 mil agentes de segurança em todo território paraense

Por Roberta Meireles (SEGUP)
07/12/2023 17h22

A  Operação "Festas Seguras", coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que atua em conjunto com os órgãos do Sistema de Segurança do Estado, municipal e federal, intensifica as ações de segurança durante o feriado prolongado de "Nossa Senhora da Conceição", celebrado na sexta-feira (8). A operação conta com reforço do policiamento e ações para garantir maior tranquilidade à população que se desloca aos balneários mais procurados do Estado, assim como, nas ações preventivas e ostensivas, também na Região Metropolitana de Belém. 

Equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA); Batalhão de Polícia Rodoviária; Corpo de Bombeiros; e ainda, órgãos municipais de trânsito, estão responsáveis pela fiscalização da entrada e saída da capital paraense, Belém, e outros municípios do Estado, além das rodovias estaduais, ordenando o fluxo de trânsito e garantindo a segurança de quem se desloca para balneários e praias da capital e interior. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o mês de dezembro, com feriado prolongando e festas de fim de ano, é o período em que a população tira seu momento de lazer e as forças de segurança estarão voltadas com ações ainda mais intensificadas para garantir que este momento seja aproveitado com a paz que a população paraense merece. 

"Nós continuamos, neste feriado prolongado, com ações na Região Metropolitana de Belém e também no interior do Estado, principalmente nos balneários que são mais frequentados neste período do ano. Nosso policiamento ostensivo está atuando, inclusive em áreas estratégicas, a fim de coibir crimes como roubos e furtos, além de combate ao tráfico de drogas e outros delitos que possam vir a acontecer. Nossas equipes de segurança estão preparadas e atentas a toda movimentação nas ruas e estradas, atuando sempre de forma integrada, para ter um resultado assertivo dentro de suas atribuições e  garantir um lazer tranquilo a todos", enfatizou o titular da Segup. 

Reforço nas Unidades Policiais 

As delegacias de Polícia Civil no interior do Estado recebem reforço para prestar o melhor atendimento à população que precise registrar ocorrência, bem como nas Seccionais Urbanas da Capital, àqueles que permanecem na Região Metropolitana. Equipes da Polícia Civil também farão a fiscalização de poluição sonora de veículos e estabelecimentos comerciais, desenvolvendo atividades de natureza educativa, preventiva e repressiva inclusive nas práticas contra o meio ambiente nas principais praias do estado. 

Balizamento 

No município de Salinópolis, um dos mais procurados em finais de semanas e feriados, a Segup realiza o balizamento na faixa de areia da praia da Atalaia, visando ordenar o fluxo de veículos e banhistas para garantir maior segurança no tráfego, e ainda, com a bandeirolas identificadas com os números dos canais de segurança, incentiva a população a acionar o Ciop por meio do 190 em caso de emergência ou o Disque Denúncia, por meio do 181 ou pelo WhatsApp da Iara no número (91) 98115-9181, em casos de investigação. 

Operação Festas Seguras

As ações tiveram início no dia 1º de dezembro, e contam com o reforço de mais de 4.500 mil agentes de segurança em todo território paraense, com uso de viaturas, embarcações e aeronaves, além da cavalaria, garantindo a segurança da população e do patrimônio público e privado, com ações preventivas e repressivas. 

Integração 

A operação integra os órgãos que compõem o Sistema de Segurança pública do Estado, sendo: as Polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Administração penitenciária (SEAP), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), Disque Denúncia, Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e também os órgãos municipais de segurança como as Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba e  Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além das equipes das agências de inteligência que estão atuando em conjunto, no monitoramento das áreas com maior risco de ações criminais, a fim de evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes.

brazino777 Mapa do site