brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Papai Noel leva presentes e alegria a crianças no Hospital Regional do Baixo Amazonas

A ação envolveu os setores de Oncologia, Clínica Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
08/12/2023 01h12

Em tratamento oncológico há um ano no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, município do Oeste do Pará, o menino Pietro Lopes Tavares, 3 anos, encontrou pela primeira vez o Papai Noel, nesta quinta-feira (7). “Ele gostou muito. Para mim, até por tudo o que passamos, pelo tratamento dele, é uma alegria muito grande vê-lo assim”, disse Francirleide Lopes de Oliveira, mãe de Pietro, sobre a reação do filho diante do maior símbolo da festa natalina. A família do paciente reside na comunidade Perímetro, no município de Monte Alegre, na mesma região.

O Papai Noel passou pelos setores de Oncologia, Clínica Pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da unidade da rede pública de saúde, que pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde.A magia do Natal tomou conta de vários setores do HRB, alegrando Pietro e sua mãe

A ação foi realizada pelo Setor de Humanização com a parceria do projeto voluntário “Amigos dos Anjos de Deus”, sob a coordenação do Rio Tapajós Shopping. Além da visita do Papai Noel, as crianças ganharam presentes.

“Nós estamos muito felizes. Conseguimos brinquedos para todas as crianças internadas e as que vieram para consultas. Tirar essas crianças da rotina pesada de tratamento é muito importante. Elas ficaram muito felizes. Essa ligação dos pequenos com o Natal, o Papai Noel, é tudo de bom”, disse Aldenora Andrade, coordenadora do grupo “Amigos dos Anjos de Deus”.

“A gente se sente realizado em poder levar esse espírito do Natal para as crianças. É mais que um presente ou um gesto. É a energia do Natal, essa doação que muda vidas. Nosso coração está cheio de alegria por tudo o que a gente aprendeu hoje e conheceu do trabalho que é tão bem realizado aqui no Regional”, destacou Marlen Tapajós, gerente de Marketing do shopping.

Alegria e emoção – Resiele Colé, 6 anos, moradora do município de Oriximiná, vizinho a Santarém, está internada no HRBA desde agosto. “Ela estava esperando o Papai Noel desde cedo. Eu dei banho nela para aguardar a chegada dele e deu certo. Ele veio. Fico feliz demais”, contou o pai da menina, Concinaldo Colé.

Emoção - O responsável em dar vida ao Papai Noel foi Paulo Roberto Gomes da Câmara, 66 anos, que trabalha com o personagem há cerca de 40 anos. Ele se emocionou durante as visitas e no contato com as crianças. “A gente vê toda a luta deles aqui dentro, e às vezes reclama de tanta besteira na nossa vida. É uma verdadeira lição. Eu não trouxe nada para elas. Elas que me deram os sorrisos, o amor delas. É como se eu tivesse recebendo uma carga de energia muito boa, muito forte, de todos. É até difícil segurar a emoção”, ressaltou.

“Nosso objetivo foi trazer a magia do Natal, criando essa memória afetiva nas nossas crianças. Mostramos o espírito natalino e a energia que só essa época tem. A gente percebeu a alegria no olhar das crianças, e também dos pais”, explicou o supervisor de Humanização do Hospital, Douglas Caldeira.

Serviço:O HRBA é referência em média e alta complexidade para cerca de 1,4 milhão habitantes de 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA

brazino777 Mapa do site