brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

CineClube MIS exibe obras do cineasta paraense Alan Kardek na quarta-feira (13)

Mostra começa às 19h com os filmes “Mulheres, Luta e Resistência na Amazônia” e “Os Tucumãs: uma odisséia de Belém a Berlim”

Por Iego Rocha (SECULT)
11/12/2023 10h57

O CineClube MIS, projeto do Museu da Imagem e do Som, ocorrerá na próxima quarta-feira (13), às 19h, com exibição dos filmes “Mulheres, Luta e Resistência na Amazônia” e “Os Tucumãs: uma odisséia de Belém a Berlim” do cineasta paraense Alan Kardek. A mostra será no auditório Eneida de Moraes, no Centro Cultural Palacete Faciola.

Os dois os filmes são documentários curtas-metragens. “Mulheres, Luta e Resistência na Amazônia” produzido em 2022, tem 19 minutos de duração e aborda o avanço da devastação no bioma da floresta amazônica, e a trajetória de vida de mulheres que assumiram o papel de protagonismo na luta pela defesa da vida da floresta.

“Os Tucumãs: uma odisséia de Belém a Berlim” narra a história do professor Willi Bolle da
USP/SP, na busca por um tema amazônico para completar sua trilogia sobre o Brasil. Aqui criou um grupo chamado SOS Tucumãs para fazer leituras dramáticas de textos do autor Dalcídio Jurandir, com professores e estudantes da escola pública estadual Celso Malcher, resultando na publicação do livro Boca do Amazonas: sociedade e cultura em Dalcídio Jurandir.
 
Alan Kardek Guimarães é jornalista, cineasta e diretor, já recebeu diversos prêmios pela atuação em diferentes frentes na área audiovisual. O encontro para apreciar e debater a obra de Alan será mediado por Marco Antônio Moreira.

Texto de Juliana Amaral / Secult

brazino777 Mapa do site