brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

HGT oferece alimentação balanceada e de qualidade aos seus usuários, contribuindo para a melhora clínica de sua saúde

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
11/12/2023 15h59

Os cuidados com a alimentação são fundamentais para manter a saúde em dia. No ambiente hospitalar, as refeições têm um importante papel, pois são essenciais para a boa recuperação dos pacientes. E é com esse objetivo que o Hospital Geral de Tailândia (HGT), administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), conta com serviço de Nutrição, que garante alimentação balanceada e de qualidade para seus usuários.

A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Patrícia Manfredi, esclarece que, além de serem monitoradas diariamente pelas nutricionistas, as refeições são personalizadas, considerando as necessidades específicas de cada paciente.

"A seleção do cardápio é realizada por nós, nutricionistas, onde enfatizamos a disponibilidade de alimentos com diversidade, equilíbrio e harmonia, com o objetivo de proporcionar um prato rico em nutrientes e funcionalidades", relata Manfredi, destacando que os pratos são elaborados conforme as normas da Vigilância Sanitária (Visa), seguindo rigorosamente todos os procedimentos de manipulação e produção até a finalização do alimento. 

Diariamente, no HGT são servidas uma média mensal de 18 mil refeições para os pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade. As refeições incluem café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

O cardápio é desenvolvido por uma equipe especializada que cuida de todos os preparos, formada por 13 colaboradores, entre nutricionistas (clínica e produção), cozinheiros, auxiliares de cozinha e copeiras.

Maria de Jesus, de 44 anos, é mãe e acompanhante do paciente Jose Carlos, internado na unidade hospitalar há onze dias. Ela compartilhou sua experiência com a alimentação da unidade hospitalar e fez elogios.

"Eu e meu filho não temos do que reclamar da alimentação servida. Ele recebe todas as refeições do dia, café, merendas, almoço, jantar tudo certinho. As moças que trazem as refeições são atenciosas. A comida é bem equilibrada de sal e tempero, assim como nós comemos em casa, nem sentimos diferença", comentou a usuária.

A nutricionista de produção, Joice Albuquerque, é responsável por comandar a equipe na produção da alimentação. Sob sua supervisão, são implementadas intervenções nutricionais, garantindo que a produção alimentar atenda às necessidades específicas de cada paciente. Este processo, liderado pela profissional, contribui de maneira significativa para a restauração da saúde.

"No contexto hospitalar, a Nutrição envolve a realização de avaliação e diagnóstico nutricional. A partir dessas análises, é possível realizar intervenções nutricionais que atendam às necessidades específicas de cada paciente. O processo de nutrição é um dos pilares essenciais do hospital, pois é por meio da alimentação que podemos contribuir para a restauração da saúde", finalizou a profissional.

Todo o trabalho é realizado para oferecer uma alimentação adequada e de qualidade aos pacientes que estão em processo de tratamento, contribuindo para promover a recuperação. Além do compromisso com a qualidade alimentar, a equipe realiza mensalmente treinamentos especializados. Essa prática assegura que os profissionais estejam constantemente atualizados e alinhados com as mais recentes diretrizes e inovações na área de nutrição hospitalar.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva - Ascom/HGT

brazino777 Mapa do site