brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

'Rede Pinta Cuia de Trilhas' é criada no Parque Estadual de Monte Alegre, no oeste do Pará

Ação visa potencializar o turismo ecológico na Unidade de Conservação do Ideflor-Bio

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
12/12/2023 16h00

O Parque Estadual de Monte Alegre, localizado no oeste do Pará, ganhou uma importante iniciativa para potencializar o turismo ecológico na região: a criação da Rede Pinta Cuia de Trilhas. Idealizada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com condutores de trilhas, brigadistas e guias turísticos da região, a rede inicialmente é composta por duas trilhas, sendo elas a do Ererê e a Paytuna.

Nos percursos, os visitantes vão poder contemplar inúmeras belezas naturais, cênicas e atrativos únicos, como pinturas e inscrições rupestres com aproximadamente 12 mil anos. De acordo com especialistas, a Unidade de Conservação (UC) é a guardiã dos sítios arqueológicos mais antigos da Amazônia. Além disso, é possível encontrar durante o trajeto diferentes formações rochosas e uma rica biodiversidade.

Como forma de aprimorar a experiência dos visitantes até esses locais, os caminhos passaram por um completo processo de sinalização, através de uma oficina ministrada pelo assessor técnico do Ideflor-Bio, Júlio Meyer. No total, cerca de 25 participantes aprenderam a importância da orientação visual eficiente, para tornar o passeio mais seguro e prazeroso para todos.

Além disso, a iniciativa também capacitou os participantes para que eles mesmos possam implantar a sinalização quando necessário, utilizando técnicas como o stencil, placas e outras formas de orientação. Além disso, com uma sinalização adequada, os turistas podem desfrutar plenamente das belezas da UC, sem se perderem ou causarem danos ao meio ambiente. 

Para Júlio Meyer, a criação da Rede Pinta Cuia de Trilhas é apenas o começo pois, novos trajetos já estão em fase de planejamento para compor a rede local de percursos e também das Unidades de Conservação (UCs) estaduais que, por sua vez, compõem a Rede Brasileira de Trilhas.

"Com essa iniciativa, o Parque Estadual de Monte Alegre fortalece sua vocação para o ecoturismo e se torna um destino ainda mais atrativo para os amantes da natureza e da aventura. A criação da Rede Pinta Cuia de Trilhas representa um passo importante para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região oeste paraense", enfatizou o especialista. 

Oportunidades - A expectativa é que, com a criação da Rede Pinta Cuia de Trilha e sua completa sinalização, o Parque Estadual de Monte Alegre seja cada vez mais procurado pelos amantes das atividades ao ar livre. É importante destacar que a atividade também é uma das vertentes da bioeconomia e o seu fomento contribui para ampliar o turismo na região, valorizando a cultura local e incentivando a economia sustentável.

Segundo o gerente da Região Administrativa da Calha Norte I (GRCNI), Jorge Braga, responsável pelo Parque, através da implantação da rede e a sinalização visual, o Ideflor-Bio reforça seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de promover a conscientização e o respeito à natureza. "Nossa esperança é que a iniciativa seja ampliada para outras UCs e áreas naturais do estado do Pará, contribuindo para o fortalecimento do turismo e a conservação do patrimônio natural do oeste paraense", afirmou.

Pinta Cuia - Durante todo o período do Império, Monte Alegre alternou épocas de desenvolvimento com épocas de dificuldades econômicas. Sua economia baseou-se na produção agrícola (notadamente o cacau, um dos principais produtos de exportação), na pesca e na pecuária. Além disso, a cidade tornou-se famosa pela produção de cuias pintadas, responsável pela denominação de "pinta cuias", que ainda permanece, para os naturais do município.

brazino777 Mapa do site