brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORTALECIMENTO

SEMU monitora rede de atendimento à mulher em Viseu, Peixe Boi e Santarém Novo

Ação visa fortalecer políticas públicas e prevenir a violência de gênero na região do Caeté

Por Helena Saria (FCP)
12/12/2023 16h13

Santarém NovoNos primeiros dias do mês de dezembro deste ano, a Secretaria Estadual da Mulher (SEMU) realizou uma intensa ação de monitoramento nas cidades de Viseu, Peixe Boi e Santarém Novo, na região de integração do Caeté, no Estado do Pará. A iniciativa teve como foco as instituições que compõem a rede de atendimento à mulher em situação de violência.

Em parceria com as Prefeituras Municipais, por meio da Secretaria de Assistência e o Conselho Estadual da Mulher, a SEMU tem como foco contribuir para a definição de uma rede de serviços com fluxo viável, garantindo o atendimento de forma humanizada às mulheres vitimadas de violência. O monitoramento da rede também avalia as ações preventivas no enfrentamento à violência contra a mulher.

A secretária Estadual da Mulher, Paula Gomes, destacou a importância do trabalho conjunto com as autoridades municipais. "Nosso foco é fortalecer a rede de atendimento, garantindo que as mulheres tenham suporte adequado em momentos difíceis. A parceria com as Prefeituras e o Conselho Estadual da Mulher é fundamental para o sucesso dessa iniciativa", afirmou.

Santarém NovoNo município de Viseu, o Prefeito Cristiano Vale anunciou o andamento da criação da Secretaria Municipal da Mulher, a qual está prevista para ser inaugurada já primeira quinzena de janeiro de 2024. "Dentre as implantações de políticas públicas para as mulheres, faz parte do planejamento da gestão municipal, a implantação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Este terá como parceria a Sala do Empreendedor com o Projeto 'Viseu Pra Elas', visando incentivar e fortalecer a mulher empreendedora do município", declarou o prefeito.

Kelly Castelo, servidora da SEMU, ressaltou o investimento no fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres no estado do Pará. "A SEMU incentiva a implantação de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs) nos municípios paraenses. Mesmo diante do cenário desafiador, a SEMU não mede esforços para levar políticas públicas às mulheres do Estado", afirmou.

O trabalho da SEMU evidencia o compromisso do Governo do Pará em combater a violência de gênero, promovendo a criação de estruturas e a implementação de políticas que fortaleçam e protejam as mulheres no Estado.

brazino777 Mapa do site