brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEFESA DA MULHER

Semu fortalece compromisso na Caravana pelo Baixo Amazonas no Combate à Violência

Secretaria de Estado das Mulheres visita Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra na segunda etapa da Caravana

Por Helena Saria (FCP)
12/12/2023 16h14

Santarém

A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) reforçou sua atuação na luta contra a violência de gênero durante a segunda etapa da Caravana pelo Baixo Amazonas. A presença marcante foi na abertura da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Santarém, município em que a Semu realizou um monitoramento minucioso nos serviços dedicados às mulheres, incluindo Parapaz, Deam, Abrigo Estadual de Mulheres, Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (Maria do Pará) e Ministério Público.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência de Gênero da Semu, Márcia Jorge, conduziu uma oficina para a Rede de Atendimento às Mulheres, visando discutir o fluxo de atendimento e fortalecer a articulação da rede para melhorar o acesso das mulheres às políticas públicas de maneira integrada. Diversas autoridades participaram do encontro, incluindo o juiz da Vara Especializada de Violência contra a Mulher, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha, Cras, Creas, Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Parapaz, Centro Maria do Pará e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Mojuí - Encontro da rede

Em Mojuí dos Campos, a equipe da Semu promoveu uma reunião estratégica com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, Polícia Militar, Creas e Cras. O foco foi orientações para a implantação de organismos de políticas para as Mulheres Municipais, destacando a importância da criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres.

Em Belterra, a Caravana encerrou a segunda etapa com uma reunião com a Secretaria de Assistência Social. A discussão abordou a criação de um organismo de política para mulheres (OPM) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres. Além disso, houve uma reunião produtiva com a equipe técnica do Creas para discutir o atendimento às mulheres e aprimorar o fluxo da rede.

Santarém

Paula Gomes, secretária das Mulheres, explica que essa ação reflete o compromisso da Semu na promoção de políticas públicas eficazes e na incessante luta contra a violência de gênero. “Agradecemos a todos os envolvidos e às autoridades locais por nos acolherem. Essa jornada nos permite observar de perto as necessidades específicas de cada município e reforça nosso empenho em proporcionar suporte adequado a todas as mulheres. A Semu continuará avançando, ouvindo, agindo e trabalhando em conjunto para construir uma sociedade mais justa e segura para todas nós”, conclui.

Fátima Lira, integrante do Conselho Estadual de Defesa e Direito da Mulher, enfatizou a importância do apoio da Secretaria Estadual das Mulheres nos trabalhos de monitoramento e escuta realizados nos municípios visitados. Maria Rosa, conselheira estadual do Direito em Defesa das Mulheres, compartilhou suas impressões sobre a caravana, destacando as necessidades e a força de vontade das comunidades locais. Ambas expressaram a gratidão pela parceria e pelo apoio da Semu.

brazino777 Mapa do site