brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÕES DIVERSAS

Casa da Linguagem e Curro Velho receberam mais de 16 mil pessoas em seus espaços neste ano

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
13/12/2023 14h59

O Curro Velho e a Casa da Linguagem realizaram no ano de 2023, diversas programações especiais para os frequentadores dos locais. No total foram 16.996 pessoas atendidas que participaram de oficinas, mostras, palestras, lançamentos, shows, eventos, além de cessão de espaço para eventos externos. 

A FCP continua cumprindo com seu papel em fomentar a cultura paraense nas esferas estadual, nacional e internacional por meio de todos os tipos de expressões artísticas. Além de criar novos artistas, e alunos com conhecimento adequado colocando em prioridade a formação de cada pessoa que frequenta os espaços. 

Os espaços, integrantes da Fundação Cultural do Pará, levam para o seu público shows e eventos, de sua maioria gratuitos, que impressionam, um deles são seus autos juninos, carnavalescos e de Natal, que acontecem todos os anos.

Este ano ocorreu o primeiro encontro sobre Arte, Educação e Inclusão no Curro Velho, trazendo personalidades especializadas nesses assuntos para discutir sobre a importância dos mesmos. Além de trazer artistas para bate-papos, para compartilhar seus conhecimentos,  mostrando mais uma vez o comprometimento da FCP

Apenas no mês de junho, onde ocorreu o famoso Auto Junino, o Curro Velho recebeu 3.875 pessoas para as comemorações e ver as apresentações. 

Oficinas - Ao todo foram 151 oficinas oferecidas, sendo distribuídas na Casa da Linguagem e no Curro Velho, que são referências no Estado do Pará em oferecer workshops educativos e artísticos ao público que se faz presente, formando em sua maioria instrutores capacitados para o mercado de trabalho.

As oficinas se dividem em diversas formas tais como workshops de animação, dança, computação, desenhos, e teatro, além de trazer oficinas de redação e libras. Muitos projetos como esses fazem apresentações finais, para mostrar o que foi aprendido. 

Casa Linguagem - As ações propostas pelo espaço buscam o diálogo entre as mais diversas modalidades da leitura: textos, imagens, leitura dramatizada, cantada e cinematográfica. Com o propósito de promover o conhecimento e o interesse pela Leitura, a Casa abriga também a Biblioteca Francisco Paulo Mendes, com um acervo considerável de obras literárias, nacionais, estrangeiras e estudos de língua e literatura, o Cineclube Pedro Veriano e galeria. 

Curro Velho -  Voltado prioritariamente para um público de estudantes de escola pública, populações de baixa renda e comunidades tradicionais. Mantendo um ciclo de oficinas de iniciação em arte e ofício em diferentes linguagens: artes visuais, música, artes cênicas, e cursos de capacitação no Núcleo de Práticas de Ofício e Produção, possibilitando qualificar jovens e adultos para oportunidades de emprego e renda.

Texto de Jhullyele Santos Ascom/ FCP

brazino777 Mapa do site