brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFLEXÃO

Alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel apresentam peça teatral sobre preservação ambiental

O espetáculo foi encenado por estudantes do 3° ano do Ensino Médio e baseada na vivência de filósofos contemporâneos

Por Bruno Magno (SEOP)
13/12/2023 15h25

Alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel, no bairro do Tapanã, em Belém, promoveram um momento de reflexão a respeito da necessidade de mudança de postura com relação ao meio ambiente, através de uma peça teatral realizada nesta quarta-feira, 13. Com o tema: "O juízo final! Em busca de um novo mundo", o espetáculo foi encenado pelos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e foi baseada na vivência de filósofos contemporâneos. 

Os filósofos Bruno Latour e Michel Serres, foram os norteadores da apresentação, já que todos dois buscam a construção de um novo contrato natural, além de ponderarem sobre não apenas falar, mas agir com relação ao meio ambiente, e a mudança de postura. 

"Os alunos fizeram uma reflexão e construíram uma peça que foi apresentada para os estudantes do Fundamental, com objetivo de provocar o pensamento e consequentemente provocar uma mudança de postura. Os alunos se envolveram bastante e desenvolveram um trabalho de excelência. Além disso, a unidade é situada em um fragmento de floresta ao longo da Augusto Montenegro. Todas as nossas ações buscam fortalecer a consciência ambiental entre os alunos e comunidade escolar", disse José Ribamar, professor de Filosofia. 

Entre os alunos que integraram a peça, esteve Miguel Arcanjo. Para ele o assunto deve estar sempre presente no cotidiano. "A importância da preservação do meio ambiente é algo que devemos manter sempre, em constante disciplina, para que com isso, a gente consiga manter o mundo melhor. Em uma das minhas falas, relatei o porque hoje percebemos também as coisas que acabamos fazendo, que prejudicam o meio ambiente e a gente está sofrendo com isso agora", disse o estudante.

"A mudança de clima no planeta é totalmente visível em todo lugar e a nossa peça foi justamente para retratar as consequências que tudo isso vem causando. Foi para mostrar algumas coisas que nós podemos fazer e que podem beneficiar ou prejudicar o meio ambiente de alguma maneira", completou a estudante Kaueny Sampaio.

A iniciativa faz parte do currículo escolar, no eixo Ética Aplicada, item Bioética, reuniu 98 estudantes, entre os que se apresentaram e o público que prestigiou a peça. 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc

brazino777 Mapa do site