brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Parceria garante ação de reflorestamento e educação ambiental em São Geraldo do Araguaia

Comunidades do entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia foram beneficiados com a iniciativa do Ideflor-Bio e da concessionária de energia do Estado

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
13/12/2023 17h44

Uma ação de reflorestamento das matas ciliares encantou os moradores das comunidades Santa Cruz e Sucupira, localizadas no entorno da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, município da região sudeste paraense. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), com a empresa Equatorial Energia, através da Inovar Ambiental.

A medida surgiu com o propósito de reverter os danos causados pelo desmatamento na região, além de promover a conscientização das comunidades sobre a necessidade da manutenção das espécies frutíferas e florestais, como o açaí, caju, murici, ingá, jatobá, paricá e o ipê. A atividade despertou no público presente, composto em sua maioria por crianças, a importância da preservação do meio ambiente. 

Durante o evento, o engenheiro florestal Everton Miranda ministrou palestras esclarecedoras sobre os benefícios trazidos pelas árvores nas comunidades. Os moradores puderam aprender sobre a importância do plantio realizado e a contribuição dos vegetais para a umidade do ar e a proteção do ecossistema.

"A participação das crianças no plantio dessas espécies, como o murici, que é de grande importância para a nossa região, é motivo de alegria. Temos áreas bastante conservadas ao nosso redor, mas também há pontos em que notamos a ausência das árvores. Portanto, essa ação vem para proteger os nossos rios, as matas ciliares e, principalmente, recuperar essa vegetação devastada ao longo dos anos", enfatizou o professor Valdemir Oliveira.

A parceria do Escritório Regional de Carajás do Ideflor-Bio, durante as atividades, também foi essencial para o sucesso da ação. Através do titular, Márcio Holanda, e da gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, a iniciativa ganhou suporte institucional e fortaleceu o compromisso das entidades governamentais com a preservação ambiental e a promoção de atividades sustentáveis. 

Segundo Laís Mercedes, a participação das crianças das escolas locais foi de extrema importância para a disseminação desses conhecimentos. Elas tiveram a oportunidade de interagir com os palestrantes sobre as mudas e compreender de forma prática como suas ações podem impactar positivamente com a natureza. "Através desse envolvimento, a educação ambiental foi amplamente trabalhada, não apenas transmitindo informações, mas também despertando o senso de responsabilidade e cuidado com o ecossistema", frisou. 

A gerente disse, ainda, que o sentimento de satisfação era evidente nos rostos dos participantes. "É importante dizermos que a ação de reflorestamento e educação ambiental proporcionou não apenas o plantio de mudas, mas também o plantio de ideias e valores, cultivando um futuro mais sustentável e consciente para todos. Essa cooperação evidencia que a força da união comunitária e o comprometimento em preservar o meio ambiente, só traz benefícios para todos", concluiu Laís Mercedes. 

Texto em colaboração com Lucas Gomes (Ascom/Ideflor-Bio)

brazino777 Mapa do site