brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERAPIA

Em oficina de artesanato, usuários do Abelardo Santos produzem enfeites natalinos

Unidade investe em atividade manual para criação de peças e alívio da ansiedade e do estresse do ambiente hospitalar

Por Ascom (Ascom)
14/12/2023 16h15

O clima natalino contagiou o complexo neonatal do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no Distrito de Icoaraci, em Belém. Na ocasião, durante a oficina de artesanato, mães de bebês prematuros aprenderam a produzir e customizar botas de Natal. 

Concentrada na atividade, Yara Marques, de 16 anos, está na unidade acompanhando a filha récem-nascida. A bebê nasceu prematura, de 34 semanas, e apresentou problemas respiratórios, necessitando ficar no hospital para receber cuidados especializados. 

Ela produziu uma bota vermelha para criança. "A atividade não é difícil, precisa de atenção para que tudo fique bem bonito, mas, o resultado final e a emoção empregada nos trabalhos, é o que importa", afirmou.

Janilce Serrão,  de 32 anos, após o nascimento da filha, no dia 13 de outubro, foi encaminhada de Santa Luzia do Pará, no nordeste paraense. A criança nasceu com apenas 29 semanas.

"Ainda não temos previsão de alta, mas estamos confiantes que em breve ela sairá. Essas atividades ocupam o nosso tempo e nos deixam menos apreensivas diante da espera", disse.

Bem-estar

A supervisora de humanização do HRAS, destaca que as oficinas de artesanatos realizadas no Hospital têm sido um refúgio para a redução da ansiedade e melhora do bem-estar das mães que acompanham os bebês prematuros. Ela também explica que as atividades fazem parte do projeto "Canto Criativo", que acontecem mensalmente sempre com produções variadas e apoio de voluntários.

A atividade mensal promove diversos benefícios para os usuários, alivia a tensão e estimula a socialização dentro do ambiente hospitalar, além de fortalecer o acolhimento e melhorar a qualidade de vida para pacientes e acompanhantes.

"Desta forma tornamos o ambiente hospitalar mais agradável, saudável e acolhedor para aqueles que estão utilizando dos nossos serviços. Isso reforça o nosso compromisso com o cuidado humanizado em nossos atendimentos e na prestação da assistência", ponderou.

Serviço - O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e tem serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.


Texto: Ascom HRAS

brazino777 Mapa do site