brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NATEA DOS CAETÉS

Natal inclusivo tem atividades lúdicas e entrega de 100 carteiras de identificação

Por Ascom (Ascom)
14/12/2023 17h48

Nesta quinta-feira (14), o Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés, em Capanema, nordeste paraense, encerrou a programação da segunda edição do “Natal Inclusivo do Natea”, que teve início dia 13, com a oferta de atividades lúdicas e oficinas. O encerramento do evento contou com a entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), beneficiando 100 usuários assistidos pela instituição. A ação teve o intuito de oferecer dois dias de integração entre a equipe multiprofissional, usuários e acompanhantes.

A entrega de 100 carteiras de identificação de usuários com autismo destaca o compromisso da coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, que esteve presente para prestigiar a programação e conduzir a entregas dos documentos. Ela foi recepcionada pelo coordenador do Natea dos Caetés, Eduardo Machado. 

Nayara Barbalho parabenizou a todos pela realização do momento de inclusão, diversão e trocas de experiência entre a equipe multiprofissional e seus usuários. “Hoje entregamos aproximadamente 100 carteirinhas aqui em Capanema, uma região em que temos atendido as demandas de inclusão. É muito importante participar desse momento de confraternização do Natal do Natea, das oficinas junto às famílias. Ações como as entregas das carteiras destaca a presença do Governo do Estado, do governador Helder Barbalho que se faz presente nos 144 municípios, mostrando que estamos atentos às demandas de inclusão dos municípios. Por isso é muito importante entregar pessoalmente as carteiras”, realatou.

Atualmente, a unidade atende 300 usuários, evidenciando a amplitude e relevância do serviço prestado. Entre eles, os jovens Everton Gabriel, 18 anos, e seu irmão, Luis Guilherme de Abreu Silva, 14, que estiveram no evento acompanhados de sua mãe, Jovelina de Abreu Silva. Eles recebem acompanhamento no Natea desde o início do ano. “É muito significativo identificá-los como autistas. Em muitos lugares, meu filho mais velho faz movimentos repetitivos e, algumas pessoas podem pensar que ele está passando mal. A identificação autista auxilia nos direitos que eles possuem. Só gratidão”, agredeceu Jovelina.

Adriele Sousa da Silva, 29 anos, também residente em Capanema e mãe de Natan Jorge Silva do Ouro, de cinco anos, que está em acompanhamento desde fevereiro, compartilhou sua perspectiva sobre o Natal do Natea. “Eventos como este são muito importantes, pois alteram a rotina das terapias, proporcionando mais interação com outras crianças e uma programação diferenciada”.

A psicóloga do núcleo, Raissa Costa Reis, destacou  a importância do evento ao proporcionar mais integração e descontração. “Este evento marca um momento celebrativo para os usuários, promovendo atividades lúdicas de estimulação. Visa ainda facilitar a integração entre especialistas e usuários, transmitindo a mensagem de esperança, acolhimento, amor e alegria”. A profissional complementou ainda que a entrega das carteiras “representa um avanço crucial, fornecendo identificação para pessoas com transtorno do espectro autista, garantindo direitos em situações onde as distinções evidentes nem sempre estão presentes, potencializando o acesso aos serviços”.

O coordenador do  Natea dos Caetés, Eduardo Machado, ressaltou a alegria de participar do segundo Natal do Natea Caetés. “Foi um momento de inclusão e diversão, com apresentação do coral dos usuários de contexto de grupo, oficinas de pintura, produção de artesanatos e circuitos com temas natalinos”, destacou o gestor ao agradecer a presença de Nayara Barbalho, que pelo segundo ano consecutivo, participou do evento natalino com visita em todas as salas de terapias e, ao final, promoveu a entrega da carteira de identificação do usuário autista. 

Programação- Nos dois dias, 13 e 14, o evento contou com apresentações da cantora e cuidadora do Natea, Isabela Reis, e do coral com participação dos usuários de terapia em contexto de grupo. A programação ofereceu ainda redação de cartinhas, confecção de meias de Papai Noel e guirlandas, além de circuito cognitivo e motor com árvore de Natal e produção de globos de neve.

A programação do II Natal do Natea foi realizada das 8h às 18 h, nos dois dias. O Natea dos Caetés faz parte do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e pela Policlínica.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e funciona na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391


Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC

brazino777 Mapa do site