brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEMÓRIA AFETIVA

Pacientes de hemodiálise da Policlínica dos Caetés confeccionam árvore de Natal

A oficina 'Árvore de Natal Afetiva', realizada pelo Serviço de Psicologia, contou ainda com a participação de acompanhantes

Por Governo do Pará (SECOM)
15/12/2023 01h01

Para manter a saúde emocional de usuários e acompanhantes do Centro de Hemodiálise da Policlínica dos Caetés, em Capanema, município do nordeste paraense, o Serviço de Psicologia do Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) promoveu na quarta-feira (13) ação de humanização com a temática natalina. O objetivo foi proporcionar momentos que despertam memórias com a produção coletiva da “Árvore de Natal Afetiva”.

Segundo a psicóloga Alana Oliveira, o momento permite criar memórias de afeto e interação na oficina para confecção da árvore e enfeites, envolvendo pacientes de hemodiálise e familiares da Policlínica dos Caetés, enfatizando sentimentos como fé, amor e renovação.

Aprovação - Entre os participantes esteve Sanaé Silva do Carmo, residente no município de Bragança, a mais de 50 quilômetros de Capanema, que acompanhava o irmão, Raimundo Márcio da Silva, 68 anos. Ele, paciente de diálise há oito meses, disse que “iniciativa como essa é muito legal para ocupar nosso tempo enquanto aguardamos o procedimento terminar. A ação nos distraiu e ajudou muito a passar o tempo”.

O usuário Luiz Carlos Reis, 30 anos, residente no município de Capanema, há um ano faz diálise na Policlínica dos Caetés. Ele aprovou a oficina, “principalmente para amenizar o estresse, tendo em vista que passamos por um procedimento que leva em média mais de 3 horas na máquina, mas que é de extrema necessidade. Foi maravilhoso descontrair. Essa ação nos ajudou a sair um pouco da rotina e passar o tempo”.

A psicóloga Alana Oliveira informou que, de janeiro a dezembro deste ano, foram realizados 14.789 atendimentos de hemodiálise.

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto ainda pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende a usuários totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391. (Com informações de Felipe Brito)

Texto: Vera Rojas - Ascom/CHC

brazino777 Mapa do site