brazino777

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa avança em cobertura a pacientes e doadores no Pará

Ano de 2023 marcou a expansão da hemorrede do Estado

Por Helen Alves (HEMOPA)
15/12/2023 14h24


Com a entrega de seis novas agências transfusionais em hospitais regionais e municipais, mais uma nova unidade de coleta de sangue e a modernização de dois hemonúcleos, em 2023, a Fundação Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) mantém ao todo 11 unidades e 15 Agências Transfusionais (AT) destinadas ao atendimento de doadores e pacientes, que avaliaram positivamente a instituição, a partir do avanço da política de descentralização dos serviços do banco de sangue paraense em todas as regiões do Pará. 


Conforme pesquisa de satisfação aplicada pela Fundação ao longo deste ano, a taxa de aprovação de doadores quanto ao atendimento e estrutura foi de 99,46%. Na outra ponta, os pacientes também aprovaram, com taxa de satisfação de 97,84%. A pesquisa envolveu um universo de 885 usuários entrevistados.

Nesse sentido, a ampliação do acesso a unidades de coleta, ao tratamento de doenças do sangue e à cobertura de distribuição transfusional no Estado direcionaram os trabalhos e os investimentos realizados, como destaca o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra. “O nosso foco é levar o Hemopa para mais próximo da população paraense, este ano chegamos a seis municípios em locais diversos do Estado, contemplando aqueles que não têm como se deslocar para um hemocentro regional ou hemonúcleo e agora passarão a ter acesso através das agências transfusionais. Então, foi um ano de resultados muito positivos para nós, com benefício para todos”, destacou o gestor.

Agências Transfusionais - Até o mês de dezembro deste ano, a implantação e a modernização das ATs do Hemopa chegaram aos municípios de Marituba (Região Metropolitana de Belém) Castanhal e Tomé-Açu (nordeste paraense), São Félix do Xingu, Tucumã (sudoeste do Pará) e mais recentemente, no dia 19 de dezembro, foi entregue a nova AT do município de Anajás, localizado no arquipélago do Marajó. 

Além disso, o ano foi de entrega também das obras de ampliação dos hemonúcleos de Capanema e Altamira incluindo a modernização do espaço de coleta e de distribuição, a padronização da fachada, e novos equipamentos e mobiliários. Um investimento de mais de R$ 1,3 milhão em recursos aos dois prédios.

Coleta de sangue - Outro destaque deste ano foi a inauguração da Unidade de Coleta do Hemopa no shopping Metrópole, em Ananindeua, que representou um incremento de 25% na oferta para doações voluntárias. O investimento total destinado foi de R$ 1,2 milhão, que incluíram as obras, mobília e equipamentos, com espaço de arquitetura planejada para receber os doadores.

Diante dessa nova unidade, uma estatística para celebrar é o comparecimento de mais de 117 mil doadores voluntários às campanhas internas e externas realizadas pelo Hemopa, na capital e no interior do Estado, com cerca de 95 mil aptos a doar de sangue, até novembro deste ano.

Tecnologia - Em 2023, ganhou destaque também a inovação nos testes sorológicos de amostras de sangue. O Hemopa é o quinto hemocentro, entre os 14 hemocentros testadores do Brasil, a fazer o teste molecular para detecção da malária, ampliando a segurança transfusional para os pacientes da rede hospitalar do estado. Trata-se de uma plataforma do Laboratório NAT (Teste do Ácido Nucleico), na qual integra um novo kit que inclui a testagem do alvo malária na triagem das bolsas de sangue. A tecnologia de testagem também atende demandas de outros municípios paraenses e do Estado do Amapá.

Transplantes - A Fundação Hemopa integrou também a equipe do primeiro Transplante de Medula Óssea (TMO) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte do Brasil realizado este ano por meio do Hospital Ophir Loyola (HOL). A equipe do hemocentro paraense é referência nos serviços de assistência médica hematológica, distribuição, armazenamento e processos que envolvem o manuseio da medula óssea para transplantes. 

PBM- Um projeto de impacto importante e que trará avanços na assistência à saúde pública do Pará também esteve entre as principais iniciativas apresentadas em 2023. O Hemopa assume pioneirismo na adesão do ciclo do sangue do paciente com a técnica de gerenciamento do sangue do paciente ou Patient Blood Management (PBM), na sigla em inglês). 

Com mais de cinco mil atendimentos a pacientes diagnosticados com algum tipo de anemia no Pará, anualmente, o Estado vem somando esforços para tratamentos especializados para casos como esses.

Os benefícios e resultados são expressivos e iniciam com uma abordagem multidisciplinar, envolvendo pacientes, autoridades de saúde, hospitais, profissionais de saúde, convênios de saúde, para garantir um tratamento completo aplicado em pacientes clínicos e cirúrgicos, mulheres em idade reprodutiva, recém-nascidos, crianças, adolescentes e idosos, promovendo segurança e qualidade dos tratamentos, incluindo os maternos, pré-natais, infantis e programas de suplementação nutricional.

Confira os critérios para a doação:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 kg;

- Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);

- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

LOCAIS DE DOAÇÃO

Belém: 

Shopping Pátio Belém. Travessa Padre Eutíquio, 1078. 1º Piso, Estação Cidadania. Segunda a sexta, das 10h às 16h30. Sede do Hemopa.

Travessa Padre Eutíquio, 2109. Segunda a sexta, das 7h30 às 18h. Sábado, das 7h30 às 17h. 

Castanheira. Rodovia BR 316, Km 1, Pórtico Belém. Segunda a sexta, das 7h30 às 18h. Sábado, das 7h30 às 17h. 

Contato: 0800 280 8118 ou 3110-6500

Abaetetuba:

Avenida Santos Dumont, S/N. Segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: 91 98568-3396

Altamira:

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n. Segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato:  93 98415-6282

Capanema:

Rod. BR-308, Km 0, s/n. Segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: 91 98568-3339

Castanhal:

Tv Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, conjunto Maria Alice , B-2 e B-3.  Segunda a sexta, das 7h às 13h. Contato: 91 3412-4400 e 3412-4404- 

Marabá:

Rod. Transamazônica, Quadra 12, s/n. Segunda a sexta, das 7h às 13h. Contato: 94 3312-9150.

Redenção:

Avenida Santa Tereza, 345. Segunda a sexta, 7h30 às 12h30. Contato: 94 98414-3955

Santarém:

Av. Frei Vicente, 696. Segunda a sexta, das 7h30 às 13h. Contato: 93 33524-7550

Tucuruí:

Av Veridiano Cardoso, s/n.

brazino777 Mapa do site